Programa qualifica artesãos de Rio Grande (RS)

Capacitação prepara empreendedores para a 31ª Feira do Artesanato do município

  
  

A participação em feiras e exposições é um excelente momento para realizar negócios e divulgar ou consolidar uma marca, produto ou serviço. Mas, uma questão importante, muitas vezes, é deixada de lado: como expor de forma a tirar o máximo proveito dessa oportunidade? A resposta pode estar na qualificação. Um grupo de 40 artesãos de Rio Grande, município a 317 quilômetros de Porto Alegre, está caminhando nessa direção. De 19 de março até 7 de maio, eles participam do programa ‘Artesão Empreendedor’, voltado à capacitação de expositores na 31ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg), que ocorre de 25 de junho a 12 de julho.

O programa é promovido pelo projeto 'Artesanato do Mar de Dentro', uma ação do Sebrae/RS, em parceria com a Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande (Amperg). A capacitação conta ainda, com apoio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e da Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

O ‘Artesão Empreendedor’, realizado pela primeira vez no ano passado, contempla palestras com foco em atendimento, embalagem de produtos, design, formação de preços, entre outros temas que serão trabalhados visando preparar os artesãos para expor em feiras do setor. Conforme a gestora do projeto 'Artesanato do Mar de Dentro,' Jussara Argoud, a qualificação foi demandada pelos próprios artesãos. “O grupo identificou essa necessidade quando da participação em outras feiras”, ressalta.

De acordo com Jussara, um grupo qualificado de profissionais irá proferir palestras sobre: cooperação como estratégia de sobrevivência, empreendedorismo, artesanato, termo de referência do artesanato, design de produtos, atendimento em eventos, e formação de preço de venda. “Durante o programa de qualificação, outros temas de interesse destes profissionais também serão oferecidos pelos demais parceiros que apoiam a iniciativa. São ações importantes para os grupos de artesãos do município que irão expor na feira que se tornou referência para o setor em Rio Grande”, acrescenta.

A diretora de projetos da Amperg, Cristiane Neves, ressalta que a qualificação objetiva corrigir alguns problemas diagnosticados pelos artesãos na participação em outros eventos do setor, e desenvolver ainda mais sua capacidade empreendedora. “O programa trabalha justamente em cima dessas dificuldades e oferece soluções que auxiliam os empreendedores na preparação de estandes. É uma forma de oferecer um treinamento profissional focado nessas demandas”, completa.

A 31ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) contará com 100 estandes, entre artesanato popular, geral e institucionais. Este ano, a feira, que ocorre de 25 de junho a 12 de julho no Centro Municipal de Eventos, contempla a história de sucesso e de amor à vida, às tradições, às etnias dos povos que colonizaram a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul.

Juntamente com a Fearg, também será realizada a 14ª edição da Feira de Comércio Indústria e Serviços (Fecis). Entre os segmentos que estarão presentes nas feiras estão: vestuário, cama, mesa e banho, couro, calçados, material de construção, decoração, produtos da cultura gaúcha, bijuterias, serviços educacionais e profissionalizantes, acessórios automotivos, telefonia, artesanato, entre outros.

O projeto ‘Artesanato do Mar de Dentro’ atende 300 artesãos da zona rural, da periferia urbana e de colônias de pescadores dos municípios de Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. O projeto tem como objetivo ampliar a comercialização dos produtos artesanais, gerando aumento de renda aos artesãos participantes.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 2107-9138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br
Sebrae/RS
(51) 3216.5165 / 3216.5182 / 9955.8192
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS
0800 570 0800
Sebrae Sul
(53) 3225.0541

  
  

Publicado por em