Região norte do Ceará moderniza seu artesanato

Durante três dias os artesãos da região vão aprender sobre design, tendências e gestão

  
  

O artesanato dos municípios da região norte do Ceará vai mudar. As tecelagens, bordados, tapeçaria e trançados vão ganhar toques de modernidade, numa releitura que vai manter a tradição como base, mas pretende agregar novos valores às peças. É esse o objetivo do workshop que acontece entre esta terça (25) e quinta-feira (27) no município de Sobral, a 233 quilômetros de Fortaleza.

O treinamento é uma parceria da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Sebrae/CE e Associação dos Artesãos de Sobral (SAS), com apoio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) e do Senac.

Com a capacitação, aproximadamente 300 artesãos vão conhecer mais sobre design, história e concepção do artesanato no Brasil, a importância do padrão de qualidade, os processos de criação, as tendências do segmento e a gestão de negócios. Na oportunidade, eles vão ter informação, também, sobre a figura jurídica do Empreendedor individual e sobre como obter a Carteira do Artesão da Ceart.

Além da parte teórica, nos dias 26 e 27/08 os artesãos, divididos em quatro turmas, vão participar de oficinas de criatividade e desenvolvimento de produto em tipologias como tecelagem, trançados em palha de carnaúba, couro, bordado, pintura, madeira, cerâmica, crochê e patcwork.

Destinado a líderes de grupos artesanais e instrutores do município de Sobral, além representantes de municípios vizinhos, especialmente convidados, cada participante capacitado vai funcionar como multiplicador dos novos conhecimentos junto às suas comunidades.

Com novos conceitos ampliando o horizonte criativo, a intenção é levar os artesãos que sobrevivem da comercialização de suas peças a conhecerem mais sobre tendências, e a desenvolverem uma visão empreendedora, com foco na valorização da sua cultura.

O resultado do treinamento não vai ficar nas oficinas e grupos. Vai ser mostrado ao público como uma das atrações da ‘Vila Natalina’, a exposição com temas ligados ao Natal que a Prefeitura de Sobral promove, todos os anos, na Praça São João, corredor cultura da cidade.

Lá, onde ficam atrações como o Museu Dom José, a Casa da Cultura e o Teatro São João, os artesãos poderão mostrar o que aprenderam e vender suas peças diretamente aos milhares de visitantes que passam pelo local, numa tradição que ajuda a preservar o espírito cristão inerente à data.

Serviço:
Sebrae Ceará – (85) 3255-6600

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Zuleide ferreira

Zuleide ferreira

31/01/2010 08:01:48
Sou artesã da cidade do Barro/CE. Deve ser um sonho participar de um encontro desse, podendo adquirir novos conhecimentos. Gostaria muito de poder participar do próximo encontro. Sou articuladora dos artesãos da minha cidade, instrutora de oficinas de pintura.

Raah

Raah

11/11/2009 15:30:32
Esse site é muito bom, contém as informaçoes que nós buscamos!!! Continuem assim, pois só assim nós poderemos ter sempre um melhor conteúdo!!!!

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Raiana, Agradecemos o elogio e o acesso!! Abraços, Equipe EcoViagem