Renda irlandesa recebe título de Patrimônio Cultural

Trabalho realizado pelas artesãs de Divina Pastora (SE) é destacado pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

  
  

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil ao modo de fazer renda irlandesa, tendo como referência as peças artesanais produzidas pelas artesãs do município de Divina Pastora (SE). O título é decorrente do trabalho sério que vem sendo realizado pelas rendeiras ligadas à Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Asderen). Fundada em dezembro de 2000, atualmente a associação conta com 87 integrantes.

Para Elizabete Raimundo Santos, presidente da Asderen, ter o trabalho reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil é muito importante para as rendeiras de Divina Pastora. “Temos trabalhado com dedicação e agora começamos a colher os frutos dos nossos esforços. As vendas melhoraram bastante, as pessoas estão valorizando ainda mais a renda irlandesa. Cabe a nós, rendeiras, sabermos valorizar o título e nos esforçarmos ainda mais”, diz Elizabete.

Para que as rendeiras da Asderen tivessem o trabalho reconhecido nacionalmente, várias ações foram realizadas por instituições parceiras, como o Sebrae, por meio do Programa Artesanato Solidário, Iphan, Governo do Estado, Prefeitura de Divina Pastora, entre outros. As integrantes da associação tiveram acesso a capacitações, missões técnicas e empresarias, permitindo que amadurecessem, ainda mais, no ofício de rendeira.

Serviço:
Asderen - (79) 3271-1306, 9929-4031 e 8122-0174
Sebrae/SE - (79) 2106-7700

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Caterina

Caterina

02/03/2012 12:36:55
Gostaria de obter o endereço da associação das bordadeiras de renda irlandesa em Divina Pastora para fazer encomendas. É possivel?

Josrene de Albuquerque Sousa

Josrene de Albuquerque Sousa

15/03/2011 12:58:13
Gosto muito deste trabalho, e tenho grande afeição por quem faz trabalhos manuais

Sergival

Sergival

07/10/2009 16:58:16
Prezados Senhores,
Informo que no texto do artigo RENDA IRLANDESA RECEBE TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL, foi digitado no texto de forma incorreta entre parentese AL, quando o correto seria Divina Pastora(SE) conforme apresentado no título da referida matéria.
Pela correção, obrigado.
Sergival.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Sergival, Obrigada pela correção. Agradecemos o comentário, Equipe EcoViagem
Raquel B. Storck

Raquel B. Storck

18/04/2009 21:00:13
Trabalho com artesanato em meu municipio, como presidente da associação Arte do Porto e gostaria de cumprimentar estas senhoras que fazem este trabalho fantástico. Como é bom saber que algo assim recebeu reconhecimento. Porto União - SC

Lena Alves

Lena Alves

27/02/2009 16:58:52
Gostaria de saber como é essa renda. Senti falta de uma boa foto.Poderiam enviar-me?
Parabéns! Valorizar o artesanato regional é sempre uma excelente iniciativa. Além da importância cultural que o artesanato representa, a divulgação do trabalho traz, implícitamente, a valorização profissional ( sim!Tecer com as próprias mãos é profissão para poucos e deve ser reconhecida como tal) dessas rendeiras , que a exemplo de outras da região nordeste , devem ter verdadeiras mãos de fada.
Parabéns! Mais um patrimônio cultural para orgulho do povo sergipano e das artesãs de todo o país e, bem como, de todo o povo brasileiro.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Lena, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes. Para obter as informações / fotos necessárias, contate diretamente a empresa anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem