Riqueza histórica da Região Missioneira inspira artesãos

Coleção Artesanato Missões será lançada no Festival Cidade das Tortas. em Santo Ângelo

  
  

O tecido típico gaúcho de mala de garupa, os grafismos guaranis e os símbolos da Voluta Barroca, da Ave Maria e do Sol Jesuítico estampam 190 peças cuidadosamente confeccionadas por 40 artesãos apoiados pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. Intitulada Artesanato Missões, a nova coleção foi lançada nesta quinta-feira (3), às 19 horas, no Festival Cidade das Tortas, em Santo Ângelo.

A cerimônia será realizada no estande do Sebrae/RS e reuniu, além dos artesãos, lideranças locais, hoteleiros e donos de restaurantes. O grupo é impulsionado por meio do projeto Roteiro Iguassu-Misiones.

Para as crianças foram confeccionados jogos pedagógicos (Quebra-Cabeça, Resta Um, Jogo de Damas, Cinco Marias) e assessórios infantis. Para o público adulto, os destaques são canecas, pratos, aventais, chapéus, bolsas e echarpes, além de bijuterias.

Segundo a gestora do projeto Roteiro Iguassu-Misiones, Lisiane Uggeri Hampel, a coleção criada pelo grupo teve como direcionamento conceitual três temáticas: Missões Mística, Missões Étnica e Missões Jesuítica Guarani. “A região tem identidade forte e grande potencial de desenvolvimento; por isso estamos investindo na riqueza histórica do local”.

Durante a semana de produção (27 a 31 de julho), em São Miguel das Missões, o grupo participou de palestra com a historiadora Nadir Damiani, que forneceu subsídios históricos para a criação, assistiu ao espetáculo Som e Luz e realizou visita guiada no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.

Segundo a gestora, depois do lançamento da coleção, o grupo participará de um Encontro de Negócios com empresas da região. No dia 2 de outubro, o grupo estará em São Luiz Gonzaga onde vai expor na Expo São Luiz. Em março de 2010, lançará a coleção em nível nacional na Gift Fair São Paulo.

Demanda latente

A coleção foi produzida para atender duas demandas de mercado na região: o público turístico (âmbito regional – varejo) e o público lojista (âmbito nacional – atacado). O público turístico está focado nos perfis Pedagógico (alunos de escolas particulares com idade entre 9 e 13 anos) e Cultural (pessoas em busca de autoconhecimento, prática de esportes, vivência da cultura local, entre 40 e 60 anos).

O público lojista comporta empresas que oferecem brindes e presentes institucionais e pessoas que valorizam o artesanato para presentear, para uso pessoal, decoração, entre outros. “Dentro dessa linha adulta estão peças que serão comercializadas para lojas de decoração, como mobílies em vidro, escultura sem ferro, espelhos em madeira e luminárias”, explica Lisiane Hampel.

Dom

A artesã Bruna Bassani, 26 anos, estava ansiosa para mostrar suas peças no festival e depois comercializá-las. Utilizando madeira, fibra de butiá, palha e tecido de mala de garupa, Bruna confeccionou bijuterias e objetos de coração para as linhas Mística e Jesuítico-Guarani. “Realizamos um trabalho de parceria que vai surpreender o público”, garante.

Segundo a artesã, a peça que mais lhe agrada é o Escapulário Missioneiro, feito em couro e prata. Formada em Design desde 2004 e especializada em jóias, Bruna já atua com a produção de bijuterias focada nas missões jesuíticas. “Meu trabalho de conclusão de curso também teve essa temática”, lembra a artesã. Para ela, as coleções inspiradas na região não podem parar.

Projeto Iguassu-Misiones

O Projeto Roteiro Iguassu-Misiones na região do Noroeste gaúcho, foi criado em 2008, mas o Sebrae/RS já realizava ações voltadas à cadeia produtiva do turismo desde 2001, por meio do Projeto de Roteirização do Ministério do Turismo.

Atualmente são beneficiadas pelo Roteiro Iguassu-Misiones 158 micro e pequenas empresas e empreendedores vinculados aos meios de hospedagens, agências de turismo, artesanato, atrativos turísticos e gastronomia dos 25 municípios que integram a Fundação dos Municípios das Missões, com maior ênfase em Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, Roque Gonzales, Santo Ângelo, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões e São Nicolau. O objetivo do projeto é ampliar o fluxo de turistas no Roteiro Iguassu-Misiones.

Serviço:
Sebrae/RS - (51) 3216-5165/5182 ou 9955-8192
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Sebrae/RS Noroeste - (55) 3332-6488

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

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Conceiçaõ A. Santos

Conceiçaõ A. Santos

07/09/2009 19:23:57
Maravilhos esse resgate a nossa história. eu sou gaúcha vivo em outra Querencia k me acolheu, mas naõ esqueço a minha terra, fui criada vendo meu pai usar mala de garupa... nunca imaginaria ver o velho traste como peça de arte, meus parabéns. Conce