Sebrae/PI realiza feira para turistas no Carnaval

Instalada no píer do Ipecea em Luiz Correia, no norte do Piauí, artesãos vão mostrar a qualidade e a beleza das peças de cerca de 20 unidades produtivas da região

  
  

Cerca de 90 velejadores da França, Inglaterra, Espanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Áustria e Irlanda do Norte, que chegam a Luíz Correia, no norte do Piauí, nesta sexta-feira (12) para a regata internacional Ilhas do Sol, poderão conhecer a qualidade e a beleza do artesanto regional na feira instalada no píer montado na Indústria de Pescado do Ceará (Ipecea). A partir deste sábado (13), os turistas que visitarem essa cidade litorânea terão mais essa opção de lazer durante o Carnaval.

Rendas, bordados, cestaria e trançados, cerâmica, madeira e tecelagem estão entre as tipologias que serão apresentadas na feira. O evento, que vai até o próximo dia 19, de 8h às 17h, terá a participação de artesãos de Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Parnaíba, Luiz Correia e Ilha Grande, cidades onde se localizam cerca de 20 unidades produtivas atendidas pelo Projeto Artesanato da Região Norte, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae/PI).

“Fomos convidados pelo governo do estado para montar a feira nesse píer, que será o local onde cerca de 30 embarcações que compõem uma regata internacional vão ancorar no litoral do Estado”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI, Gilson Vasconcelos.

Ainda segundo o gerente, a idéia é mostrar para esses turistas um pouco da riqueza cultural do nosso Estado. “Queremos divulgar a nossa cultura por meio da produção artesanal. Além disso, pretendemos fomentar a comercialização das peças produzidas na região norte. A nossa expectativa é que as vendas sejam um sucesso e que nosso artesanato seja mais reconhecido no exterior”, acrescenta Vasconcelos.

Além da exposição e comercialização de produtos artesanais, o píer na Ipecea terá palco para shows e apresentações culturais, que acontecerão sempre no período da noite.

OUTRAS AÇÕES

Uma Consultoria Tecnológica em Serviços é outra ação do Sebrae/PI em Luiz Correia no período do Carnaval. Os atendimentos especializados começaram no dia 3 deste mês e vão até a terça-feira (16). A consultora do Sebrae no Piauí, Inês Melo, acompanha o trabalho desenvolvido nas barracas da orla de Atalaia, e propõe melhorias, desde a estrutura física e processos de compras até os serviços prestados, equipe de colaboradores e produção de alimentos.

“Esse atendimento aos proprietários de barracas é feito durante todo o ano. No período de Carnaval, intensificamos a nossa atuação, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados e uma maior satisfação dos turistas que nos visitarem”, informa a consultora do Sebrae/PI, Francisca Porto.

Outras medidas também foram tomadas para tornar a estada do turista em Luíz Correia, a 388 quilômetros da capital Teresina, o mais agradável possível. Além da realização de capacitações e consultorias, foram instalados novos terminais de atendimento bancário, feito o cadastramento de barracas em sistemas de cartão de crédito, aumento do efetivo policial para garantir a segurança dos foliões, entre outras providências.

Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI: (86) 3216-1305
Gerente: Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956
Escritório do Sebrae em Parnaíba: (86) 3322-4688
Gerente: Élcio de Lima Nunes – (86) 9429-5451

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em