Sebrae Top 100 premia artesãos gaúchos

Distinção nacional reconhece qualidade dos grupos Lã Pura e Favos do Sul

  
  

O artesanato do Rio Grande do Sul iniciou 2009 com uma importante conquista. Os grupos Lã Pura e Favos do Sul, impulsionados pelo projeto Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho, do Sebrae no Estado, foram premiados na segunda edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Ao todo, participaram do prêmio, 1,2 mil unidades produtivas de artesanato de todo o País.

Diferente da maioria dos prêmios, que valorizam apenas a estética, a arte ou a cultura, o Sebrae Top 100 de Artesanato visa implementar um mecanismo inovador de estruturação e segmentação mercadológica do setor. “Além de divulgar o que temos de melhor no artesanato brasileiro, o reconhecimento multiplica a auto-estima dentro de cada estado, abrindo portas para novos mercados em potencial”, afirma o supervisor regional da Unidade Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae/RS, Ricardo Barbará Dias.

A conquista do prêmio de dois projetos da região, conforme ele, é fruto de um árduo trabalho realizado com grupos de artesanato nos últimos quatro anos. “Apostamos em ações empreendedoras para o artesanato local, desde 2005, identificando artesãos com potencial de sucesso e qualificando-os para o desenvolvimento de coleções com a identidade do nosso Estado. A premiação, hoje, nos enche de orgulho”, destaca Dias.

Os grupos vencedores foram reconhecidos com viagem a São Paulo, para cerimônia de encerramento do prêmio; participação em duas rodadas de negócios; direito ao uso do selo "Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato - 2ª Edição", até março de 2010; e divulgação de três produtos no site do Sebrae Nacional e em sites da região de origem, além de constar em CD promocional e catálogo.

A presidente da Cooperativa Favos do Sul, Marisete Borelli Bernardi, explica que o grupo combina técnicas de costura e bordado, formando desenhos semelhantes ao traçado geométrico das colméias de abelha. “A inspiração para as peças surgiu em 2002, a partir do traje típico do gaúcho: a bombacha. Ao percebemos o alto grau de aceitação dos produtos no mercado, passamos a realizar ações de qualificação e a formatar uma coleção focada no diferencial da estampa derivada dos favos do mel, chegando hoje à produção de 200 peças/mês”, salienta. Ao todo, as artesãs produzem hoje mais de 100 variedades de peças trabalhadas em materiais como tafetá, cetim, algodão, estamparias e tecidos bordados. A confecção Favos do Sul inclui bolsas, almofadas, colchas, vestimentas e acessórios utilizados em apresentações de danças tradicionalistas gaúchas, entre outros.

O grupo Lã Pura, criado em dezembro de 2005, é formado por 28 artesãs da Fronteira Oeste do Estado. As matérias-primas utilizadas nas coleções do grupo são a lã de ovelha e a crina de cavalo, que passam por um processo de tingimento e fiação e se transformam em produtos como bolsas, colares, echarpes e casacos. Materiais como osso, couro e metais complementam as peças como componentes. “O grupo passou por uma extensa trajetória de aprendizado de produção e de qualidade nos últimos anos. As artesãs, que produziam peças simples de artesanato, hoje expõem em feiras no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Essas conquistas, colhemos pelo esforço das empreendedoras do Pampa Gaúcho”, destaca a presidente da Cooperativa Lã Pura, Eva Kuffner. O próximo desafio do Lã Pura é a abertura de novos mercados compradores, com foco na exportação.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165, 3216-5182 ou 9955-8192
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae - 0800-570-0800
Sebrae/RS Campanha e Fronteira Oeste - (55) 3242-4183

Fonte: Agência SEBRAE de Notícias

  
  

Publicado por em

Rosely ferraiol

Rosely ferraiol

23/02/2010 10:17:05
bom dia como faço para participar do Premio Top 100?
att
Rosely

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Rosely, Para obter informações sobre o Sebrae Top 100, entre em contato com o Sebrae de sua cidade. Agradecemos o contato. Equipe EcoViagem