Turismo aquece artesanato no litoral do Ceará

A programação é incrementada com as atrações culturais regionais, como reisado, peças de teatro, bumba-meu-boi, caninha verde e dança de coco.

  
  

Praia de belas paisagens, Majorlândia, no município de Aracati (CE), distante 150 quilômetros de Fortaleza, destaca-se cada vez mais como destino turístico e tem no artesanato uma atração a mais. Na alta estação, a tradicional Feira de Artesanato fica lotada de turistas.

“Os visitantes se encantam com os nossos produtos. Muitos compram na hora, e há os que fazem encomendas”, diz o coordenador da feira, Armando Andrade da Silva.

De acordo com Silva, este é o sexto ano consecutivo de realização da feira, que sempre acontece nos meses de alta estação. Além de dar visibilidade ao trabalho artesanal de Majorlândia e das comunidades vizinhas, a feira é oportunidade de geração de renda para os artesãos e suas famílias. “É um grande momento para todos nós”, afirma Armando.

Os produtos mais vendidos são as garrafinhas de areia colorida, roupas de moda praia, peças em labirinto, coco e escama de peixe. Apesar de o artesanato ser o mote principal da feira, há também opções gastronômicas de pratos típicos locais, feitos à base de peixe, lagosta, camarão e arraia.

A programação é incrementada com as atrações culturais regionais, como reisado, peças de teatro, bumba-meu-boi, caninha verde, pastoril e dança de coco. Grupos de samba e forró pé de serra de Aracati também dão o tom da festa.

O público que visita a feira vem de todos os lugares do Brasil e até do exterior. São cerca de mil pessoas por dia circulando pela praça onde o evento é realizado, de quinta a domingo, das 19h à meia noite, em todas as semanas do mês de janeiro.

A feira é uma realização da Associação dos Artesãos de Majorlândia (Assam) e conta com apoio do Sebrae no Ceará e da Prefeitura de Aracati.

A praia:

Situada a 12 km da sede do município e a seis km da Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia é a mais tradicional e uma das mais freqüentadas praias de Aracati. Possui uma pequena estrutura de apoio, com restaurantes, bares, casa de veraneio e hotéis, atraindo para seu convívio famílias em férias e colecionadores das garrafas de areia colorida. É nesta praia que se realiza a tradicional Regata de Jangadas de Aracati, sua maior festa típica.

Majorlândia é conhecida também por suas falésias brancas e vermelhas, pelos coqueirais, pelo mar de ondas fortes ideais para a prática de esportes, como o surfe, e pelo Carnaval, considerado um dos mais animados do Ceará.

Grande parte da comunidade é formada por pescadores, que tiram do mar o sustento da família. Majorlândia é, enfim, um doce e encantador recanto do Ceará, que conquista e seduz a todos que por lá aportam.

Fonte: Sebrae

  
  

Publicado por em

Iracema Silveira FRaga de Albuquerque

Iracema Silveira FRaga de Albuquerque

28/01/2009 20:52:24
Sou de Vila Velha-ES, meu nome é Iracema, sou formada em turismo.
O turismo quando ele é planejado, toda uma região é favorecida, e Majorlândia com certeza já vivência essa realidade, inserindo sua população há esse processo.
Parabéns pelo progresso, todo ele é fruto de um trabalho de concientização.
Iracema