Responsabilidade social e ambiental do Projeto Vida Limpa transforma comunidade de Diadema-SP

A cidade de Diadema, no ABCD paulista, além de sede da Makeni Chemicals, também apresenta grandes problemas sociais, com diversas áreas carentes de infra-estrutura. Pensando nisso, e sempre levando em conta sua conduta de responsabilidade social, a empres

  
  

A cidade de Diadema, no ABCD paulista, além de sede da Makeni Chemicals, também apresenta grandes problemas sociais, com diversas áreas carentes de infra-estrutura. Pensando nisso, e sempre levando em conta sua conduta de responsabilidade social, a empresa desenvolveu, ao longo dos últimos três anos, em parceria com outros empresários e a Prefeitura Municipal, o Projeto Vida Limpa, uma iniciativa social que mudou a vida de todo um bairro da cidade.

As conquistas obtidas pelo projeto, que atende cerca de 30 mil pessoas, foram enormes. Depois da implantação do Vida Limpa, a área, onde antes só existiam barracos de madeira, não tinha iluminação e se chamava Favela da
Coca, foi transformada em um bairro urbanizado e passou a ser chamada Vila Nova Conquista. Localizada às margens da avenida Juscelino Kubitschek, é onde fica a sede da Makeni.

`É, ao mesmo tempo, uma ação social e ambiental. A favela era toda composta de lotes irregulares. Hoje em dia, todos os moradores têm a situação regularizada, pagam IPTU e as parcelas pela compra do terreno, que antes era
uma invasão. Moram em uma área urbanizada, têm iluminação, saneamento básico, posto de saúde, creche.

Quanto ao meio-ambiente, promovemos a educação ambiental, os moradores fazem coleta seletiva e vendem o lixo para reciclagem`, explica Ricardo Medrano, diretor da Makeni.

Além da urbanização e da coleta, a empresa também participa do Vida Limpa doando seu próprio lixo, que é vendido para reciclagem. Os recursos gerados pela venda são utilizados pela Associação dos Moradores na manutenção do processo de urbanização.

Outro ponto importante é a conscientização dos moradores da favela. Em Diadema, existe a lei seca após as 22h, e nenhum estabelecimento pode vender bebidas alcoólicas.

`Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento
Econômico da Prefeitura e o Sebrae, nós incentivamos os donos dos pequenos bares da favela a mudarem seus estabelecimentos, eles transformaram em restaurantes, pizzarias, ou seja, ambientes que as pessoas de lá podem
freqüentar. Onde antes havia vários bares, um ao lado do outro, agora há diversos tipos de comércio`, continua Medrano.

Outra medida que ajudou a mudar a cara da avenida Juscelino Kubitschek foi a retirada dos camelôs do local. `Todos eles foram incentivados pelo Projeto
Pequeno Empresário, para sair da clandestinidade e receber pontos próprios em outros locais da cidade, como nos shoppings populares. Também colocamos algumas bancas de jornal pelo bairro, que foram sorteadas entre
esses pequenos empresários`, conta.

Para Ricardo Medrano, os principais objetivos do Vida Limpa estão sendo atingidos. E mudando a vida de quem morava na Favela da Coca e hoje pode dizer que mora na Vila Nova Conquista.

`Passamos gestões que utilizamos na iniciativa privada para as pessoas aplicarem em suas vidas. Estamos muito
satisfeitos com esse projeto, é a recuperação de uma área degradada e a inclusão da população à sociedade`, finaliza o diretor da Makeni.

SOBRE A MAKENI

A Makeni Chemicals atua no mercado desde 1981, comercializando produtos químicos para os mais diversos segmentos de mercado.

A empresa adota como missão atender aos requisitos de seus clientes, dimensionando seus esforços na qualidade, competitividade e domínio tecnológico e aumentado continuamente sua satisfação, por meio da implementação integrada de harmonia nos sistemas de gestão de processos e desenvolvimento de pessoas.

Ocupando uma posição de destaque em um mercado competitivo, globalizado e exigente, a Makeni mantém seu Sistema de Gestão da Qualidade direcionado para a formação de sólidas parcerias empresariais, nos diversos
segmentos em que atua, destacando-se:

Químico

Industria de Transformação

Cosméticos

Alimentícia

Farmacêutica

Tintas e Vernizes

Tendo seu escopo do sistema de gestão da qualidade, as atividades de industrialização, de produtos químicos, petroquímicos, solventes e derivados de petróleo, insumos e matérias-primas para alimentos, nutrição humana e animal, cosméticos, farmacêuticos e saneantes domissanitários, por conta própria e de terceiros.

A Makeni possui a certificação da ISO 9000 - 2000 e o PRODIR - Processo de Distribuição responsável.

Padrão Normativo: ISO 9001:2000 - Certificado FS 66070 - emissão 16/03/2002

Validade: 16/03/2005

Certificadora: BSI - British Standards Instituion

Escopo: recebimento, manuseio, armazenamento, fracionamento e distribuição de produtos químicos, petroquímicos, alimentícios, farmacêuticos e cosméticos.

Padrão Normativo: PRODIR - Processo de Distribuição Responsável

Certificado FS 81519 - emissão 15/01/2004

Validade: janeiro/2007

Certificadora: BSI - Brasil Operations Manager

Escopo: comercialização, fracionamento, armazenamento e distribuição de produtos químicos e petroquímicos grau farmacêutico, grau cosmético e grau alimentício.

A Makeni é certificada no processo da ISO 9001-2000 desde 16/02/02 e no PRODIR desde 15/01/2004. A Certificação no processo ISO 14001 será realizada no primeiro semestre de 2004.

Fonte: Matéria Prima

  
  

Publicado por em

Adriele

Adriele

19/01/2010 14:14:23
Sou do Espírito Santo, formei um projeto como mesmo nome (PROJETO VIDA LIMPA), na qual, visa ter a vida em si mais limpa, não só na aréa ambiental, mas pessoal e social. Sem violência, envolvimento com drogas e outros tipos de vicios.
Mais ainda não tenho a contribuição necessaria para levar este projeto a Prefeitura e a expanção como eventos, amostras entre outros.
Mais gostaria de pedir a sua contribuição para divulgar e me auxiliar em algumas questões.
Desde já agradeço!