71ª Festa das Flores de Joinville - A mais perfumada, bela e alegre festa Catarinense

Depois de sete décadas de surpresas, cores, aromas e encantamentos, a Festa das Flores se renova e apresenta aos visitantes espetáculos realmente inesquecíveis.

  
  

A partir de agora você é nosso convidado para uma viagem pela história, cultura e tradição da festa que tem a cara de Joinville. Depois de sete décadas de surpresas, cores, aromas e encantamentos, a Festa das Flores se renova e apresenta aos visitantes espetáculos realmente inesquecíveis.

Consagrada definitivamente como a Festa Oficial de Joinville, secretarias da Prefeitura e empresas privadas apoiadoras uniram esforços para trazer atrações capazes de inspirar e emocionar a todos.

Tá chegando a hora! A 71ª Festa das Flores de Joinville aguarda orquidófilos de diversos países e oferece aos seus visitantes a apresentação de importantes atrações de destaque nacional. Os investimentos foram ampliados para que uma agenda cultural fosse especialmente preparada. Gastronomia típica e estratégias para conquistar cada vez mais visitantes foram itens que receberam bastante atenção.

Visite a 71ª Festa das Flores de Joinville, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de novembro de 2009, no Complexo Expoville. Confira a seguir as novidades.

Inspire-se com os detalhes da vida.

Espetáculo, Brilho, Show, Luzes e muita Emoção...

Marcar e consagrar definitivamente a Festa das Flores como o maior e mais aguardado evento em Joinville foi um dos importantes desafios assumidos pelo prefeito Carlito Merss.

Renovar a festa é palavra de ordem.

Entre os dias 17 e 22 de novembro de 2009, o Complexo Expoville aguarda mais de 200 mil pessoas num espetáculo grandioso, com entrada franca, que reunirá famílias de todo o Brasil e do exterior, atraídos não só pela beleza das flores, mas também pelas atrações culturais, de lazer e gastronomia típica.

Serão mais de 4.500 exemplares de orquídeas de extraordinária beleza, selecionadas entre expositores nacionais e internacionais, que aliam ao evento a preservação da natureza, cultura, tradição e história.

A edição 2009 da Festa das Flores de Joinville destaca o encerramento da comemoração dos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina.

As equipes da AJAO já estão trabalhando com força total na montagem das peças para a exposição. Inicialmente na sede da Agremiação, a partir do dia 1/11, a montagem começa na Expoville. A festa gera trabalho temporário para dezenas de pessoas. Movimenta diversos setores, como: hotéis, restaurantes, entre outros, trazendo um impacto extremamente positivo, sob todos os aspectos, para a cidade.

Patrono e convidados especiais:
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, é o patrono da 71ª Festa das Flores de Joinville. Sua participação na abertura do evento está agendada, mas a confirmação da mesma acontecerá apenas com algumas semanas de antecedência.

Destacamos a partir de agora grandes novidades que aguardam os visitantes!

APOTEOSE DE ORQUESTRAS abrilhanta a noite de abertura

O Circuito Catarinense de Orquestras leva à noite de abertura da 71ª Festa das Flores de Joinville, no dia 17 de novembro, às 19 horas, uma Apoteose de Orquestras. Serão nada menos do que duas Orquestras Sinfônicas, uma Orquestra Filarmônica e duas Orquestras de Câmara tocando juntas. Um espetáculo inédito reunirá uma das maiores Orquestras do mundo, com mais de 250 músicos, e promete emocionar o público em cerca de 2 horas de espetáculo.

Em homenagem aos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina, tema principal da Festa em 2009, o repertório da apoteose de Orquestras foi inteiramente escolhido com obras de compositores alemães.

A apresentação das orquestras acontecerá em três etapas: na primeira, cada uma tocará uma música, apresentando ao público, sua personalidade artística; na segunda etapa, cada uma das orquestras tocará sequencialmente um trecho de uma mesma música; e na terceira etapa, as cinco orquestras tocarão a mesma música, com o mesmo arranjo e o mesmo compasso, ao mesmo tempo, num espetáculo inédito e esplendoroso.

Logo após a cerimônia, a 71ª Festa das Flores de Joinville será oficialmente aberta para que o público possa apreciar a exposição.

SHOW DE ANA CAROLINA é destaque na programação da 71ª Festa das Flores

A noite de quinta-feira, 19/11, promete ser inesquecível em Joinville. A 71ª Festa das Flores apresenta, a partir das 21:30 horas, no Centreventos Cau Hansen, a cantora Ana Carolina.

Com mais de 3 milhões de CDs vendidos, a cantora que interpreta sucessos da MPB, Bossa Nova, Samba e Pop, comemora a carreira de 10 anos de sucesso. O espetáculo será realizado numa parceria entre a Promotur e RBS TV.

O show acontecerá no Centreventos Cau Hansen pela estrutura necessária para receber Ana Carolina. Visto que, grande parte dos pavilhões do Complexo Expoville estará ocupado pela exposição de carros e flores, além da ala de gastronomia, decidiu-se realizar este show em outro local.

Complexo Expoville recebe 14 BIS no sábado

Sábado, dia 21/11, é a vez dos amantes dos Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Led Zeppeling, Pink Floid, entre outros, matarem as saudades. A partir das 21:30 horas, a Banda 14 Bis sobe ao palco do Complexo Expoville para um belíssimo show. A banda completou em 2009 30 anos de carreira. Em comemoração à data gravou um CD e DVD ao vivo, que será destaque da apresentação em Joinville.

Demais shows musicais no Complexo Expoville

• 18/11, quarta-feira, às 19h, baile com a Banda Manchester Band.
• 19/11, quinta-feira, às 19 horas, baile com a Banda Verde Vale.
• 20/11, sexta-feira, às 19 horas, baile com o Grupo Trio Viola e, em seguida, com a Banda Os Montanari.
• 21/11, sábado, às 19 horas, show com a Banda Aroeira e, logo depois, às 21:30 horas, a Banda 14 Bis.
• 22/11, domingo, às 15 horas, domingueira de muita música com o Musical JM.

Programação Especial
A partir de quarta-feira (18), diversas atrações tomam conta dos pavilhões do Complexo Expoville. De quarta-feira (18) até domingo (22), sempre das 9 até as 18h, o público presente será agraciado com apresentações musicais e de grupos de dança.

- Tradicional Exposição de Flores
- Oficinas de Cultivo de Flores e Plantas
- Mercado de Flores e Plantas
- 4ª Feira Jardim Casa e Lazer
- Rua de Lazer
- Artesanato e Produtos Coloniais
- Exposição de Carros Antigos
- Parede de Escalada
- Ala de Gastronomia
- Choperias Artesanais
- Café Colonial nos finais de semana
- Almoço e Jantar Típico Alemão
- Apresentações Culturais
- Espaço Cultural alusivo aos 180 anos de Imigração Alemã
- Premiação das Orquídeas Campeãs
- Premiação Concurso de Jardins
- Shows

História contada através de espaços planejados
A pesquisadora e cenógrafa, Eve Lise Machado, e o arquiteto e cenógrafo, Rui Almeida foram contratados para estudar e planejar a decoração dos diversos espaços da 71ª Festa das Flores de Joinville. Um dos ambientes que mereceu maior atenção foi o Espaço Cultural alusivo aos 180 anos de Imigração Alemã em Santa Catarina. A intenção foi conceituar como exposição um espaço que as pessoas tenham curiosidade e prazer em visitar.

Ala Gastronômica
Com o objetivo de oferecer excelentes opções de gastronomia para os visitantes, em diversas lanchonetes e um restaurante, apresenta-se a Ala Gastronômica da Festa das Flores 2009. Destacamos entre as empresas que já confirmaram sua presença: a Sorveteria Paviloche, a Confeitaria XV, as Empadas Jerke e a Bragança Gastronomia. Três cervejarias artesanais também farão parte desta Ala, valorizando a tradição de Joinville neste segmento.

Rua de Lazer
No sábado (21) e no domingo (22), das 14 às 18h, a Felej (Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville) realiza a Rua de Lazer, uma tarde de brincadeiras para as crianças. Entre as atrações que fazem parte deste evento já rotineiro da Fundação, as mais aguardadas pelos pequeninos são: cama elástica, piscina de bolinha, tênis de mesa, xadrez, jogo da velha, pintura no rosto, entre outras atividades, todas monitoradas pela Felej, com o apoio de acadêmicos das faculdades de Educação Física do Município.

EVENTOS PARALELOS

Dia 19/11 – 14h30
Inauguração do orquidário da Escola Municipal Hermann Muller
5º Café Flor e Poesia
Local: Escola Municipal Hermann Muller - Estrada Palmeira, s/n, Rio Bonito Pirabeiraba

De Novembro/09 a Fevereiro/10
Festival de Hemerocallis
Local: Agrícola da Ilha - Rua Tenente Antônio João, 4257 – próximo a Univille

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FESTA
• Dia 17 de novembro – Cerimônia de Abertura – 19 h
• Dia 18 e 19 de novembro – das 09h às 22h
• Dia 20 e 21 de novembro – das 09h às 24h
• Dia 22 de novembro – das 09h às 20h

Lançamento nacional da 71ª Festa das Flores no Salão de Turismo de São Paulo.

Com o objetivo de valorizar e mostrar para todo o Brasil a estrutura que Joinville disponibiliza para sua festa mais importante, além da tradição que a cidade já conquistou no cultivo das flores, o lançamento da 71ª Festa das Flores aconteceu num momento especial. Dia 2 de julho, o Espaço Santa Catarina do Salão de Turismo de São Paulo reuniu autoridades para o lançamento oficial da Festa.

O Salão de Turismo de São Paulo é o maior e mais importante evento do turismo no Brasil.

Festa das Flores 2009 já tem suas majestades

Num espetáculo de muito glamour, beleza e emoção, a 71ª Festa das Flores elegeu suas representantes oficiais. Heloísa Gonçalves Martins é a nova rainha; Danieli Trainotti, a primeira princesa; e Soraya Francine Ferreira, a segunda princesa da mais tradicional festa de Joinville.

O concurso antecedeu o Opa Fest, evento organizado para resgatar os tradicionais bailes de chope em Joinville. Logo após a coroação, a festa foi animada pelas marchinhas germânicas da Banda Cavalinho, que iniciou um show repleto de alegrias e brincadeiras com o público.

A divulgação da Festa já começou

O reinado das novas representantes da Festa das Flores já começou com bastante trabalho. Na manhã seguinte ao concurso (27/9), tiveram seu primeiro compromisso oficial. Elas representaram a cidade na 9º Oktobertanz, em São Pedro de Alcântara (SC).

São Pedro de Alcântara é a cidade considerada a primeira colônia alemã do Estado e o tema central da 71ª Festa das Flores de Joinville são os 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina.

Menos de um mês depois, já divulgaram a Festa das Flores de Joinville em diversos outros eventos, como: a Oktoberfest, a Fenarreco, a Marejada, a Schützenfest, a Bananenfest, a Oberland Fest e a Musik Fest. Participarão também da Fenaostra, da Abav-RJ, da Rodada de Negócios do Turismo em diversas cidades do Paraná e da Festa do Porco, que acontece em Pirabeiraba, no dia 25/10.

Para os próximos dias, a secretária de turismo, Maria Ivonete Peixer da Silva, e a primeira dama do município, Marinete Merss, programam mais um compromisso para as rainhas, uma visita a Brasília, nos Ministérios, Senado Federal e Câmara dos Deputados, sempre divulgando a Festa de Joinville.

4ª Feira Jardim, Casa e Lazer

Expositores de mais de dez países e de diferentes regiões brasileiras vão participar da quarta edição da Feira Jardim, Casa e Lazer, com o melhor da cultura brasileira e estrangeira. O evento está com mais de 80% do espaço vendido e será realizado no Megacentro Wittich Freitag, pavilhão do Complexo Expoville, durante a 71ª Festa das Flores de Joinville.

O diferencial da feira deste ano é o artesanato. O visitante poderá encontrar peças exclusivas do Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Artigos interessantes, que não são vistos com facilidade no comércio também farão sucesso. Materiais típicos da cultura de países como África, Índia, Perú, Quênia, Indonésia, Turquia e México também serão comercializados na Feira Jardim Casa e Lazer, considerada o maior evento de venda direta ao consumidor de Joinville e região.

Este ano, a feira terá um espaço maior para apresentar as últimas tendências de produtos para o lar. São 1.700 metros quadrados de estandes, 700 metros a mais que em 2008. Serão comercializados itens de consumo residencial, como móveis, decoração, equipamentos de segurança, eletrônicos, lazer, jardinagem, saúde e culinária, entre outros.

Festa das Flores conta a sua história

Em 1936, uma pequena Exposição de Flores e Artes Domiciliares foi organizada pelos primeiros imigrantes. Encantados pela beleza das orquídeas existentes na extensão territorial de Joinville, coberta pela Mata Atlântica, passaram a colhê-las e a cultivá-las. Do carinho e dedicação dessa gente às plantas nasceu o que hoje, é o maior e mais antigo evento do gênero no país: a septuagenária Festa das Flores de Joinville, consagrada como “Destaque Artístico do Turismo Nacional”, em 1982, pelo Jornal do Comércio e pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro. A Festa das Flores também trouxe para Joinville o título “Cidade das Flores, destinação de forte vocação turística”, na categoria “Patrimônio a ser protegido”. A premiação levou Joinville e a Festa das Flores aos holofotes da Europa. Terra de origem das tradições que vieram nas bagagens dos imigrantes em 1851 e que são perpetuadas por seus descendentes.

No início, a Festa das Flores era um evento caseiro, sem grandes pretensões. Seu único objetivo era reunir, durante o período de floração da orquídea – segunda quinzena de novembro – a elite joinvilense na Harmonia Lyra, hoje com 150 anos e antigo reduto da alta sociedade de Joinville. A Exposição de Flores e Artes Domiciliares servia como uma recompensa ao trabalho dedicado ao cultivo da planta. Também como uma oportunidade de relembrar os costumes da terra de origem, com a exposição de trabalhos manuais e objetos europeus, antigos e raros, pertencentes à alta classe.

Desde então, a exposição sofreu diversas alterações. Atualmente a Festa possui status internacional e atrai centenas de milhares de turistas a Joinville. Contudo, os amantes das flores comemoram, pois ela não perdeu sua essência. A cidade se prepara durante todo o ano para receber, em novembro, aqueles que vêm em busca da magia das flores e do conhecimento especializado em jardinagem e cultivo de orquídeas.

Hoje, ela engloba mais do que a exposição de flores, que na última edição reuniu aproximadamente 4.500 exemplares de orquídeas, além de plantas ornamentais e outras espécies de flores, mas também uma praça de alimentação repleta de delícias – gastronomia germânica, produtos coloniais da área, além do tradicional chope artesanal fabricado em Joinville – apresentações culturais e folclóricas, bailes para a terceira idade, ciclo de palestras e a nostálgica exposição de carros antigos.

A história em detalhes
Em 1939 foi fundada a ACAO (Associação Catarinense de Amadores de Orquídeas), que mais tarde mudaria de nome e se transformaria na AJAO (Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas), entidade, hoje, responsável pela execução da Festa das Flores. Por alguns anos, EFA e AJAO organizavam mostras independentes, multiplicando as atrações e aumentando ano a ano o número de visitantes.

Contudo, a história da Festa das Flores de Joinville não é só recheada de cores e aromas. Nos anos de 1941 e 1942, durante a Campanha de Nacionalização decretada pelo presidente Getúlio Vargas, dentro do período da 2ª Guerra Mundial, a Exposição de Flores e Artes Domiciliares foi interrompida, uma vez que cultuava a tradição alemã no Brasil. O evento foi retomado em 1944.

Em 1960, a Exposição de Flores e Artes Domiciliares passou a ser chamada de Festa das Flores e, não foi apenas o nome que mudou. A festa inicialmente destinada à participação da comunidade ganhou foco turístico acompanhando as tendências mundiais que visualizavam o turismo como fonte de renda e desenvolvimento econômico sustentável.

Em 2005, o acesso a Festa se tornou gratuito. A medida teve enorme sucesso e se tornou marca registrada, reativando a visitação de turistas e da comunidade local.

Em 2008 foi lançada a Exposição Internacional de Orquídeas, contando com a presença de expositores da Alemanha, Equador, Estados Unidos, Havaí, Holanda e Tailândia, dentre os de vários outros estados brasileiros. De objetivos culturais, educativos e comerciais, a Festa das Flores converge para um tema central em todas as atividades, renovado a cada edição, voltado à ecologia e preservação do meio ambiente.

Em 2005 o tema foi “Preservação da Água”; em 2006, “Jardim dos Sentidos”; em 2007 o tema foi “Biodiversidade” e, em 2008 o “Aquecimento Global“.

Organização:
A Festa das Flores é a mais tradicional festa de Joinville, organizada numa parceria entre a AJAO (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas) e Prefeitura de Joinville, através da Promotur (Fundação de Planejamento e Promoção Turística de Joinville).

Comissão promove a renovação da festa:
Comissão Organizadora da 71ª Festa das Flores de Joinville. Esse grupo, formado por integrantes da Promotur, AJAO, Conurb, Fundação Cultural, Felej e SECOM atuará com a competência para deliberar sobre a programação, organização e administração do evento.

Além desses, diversas outras entidades estão envolvidas na organização do evento, entre elas: Veteran Car Clube, Sociedade Cultural Alemã de Joinville, Criacom, Fundação 25 de Julho, Fundema, Instituto Teuto-Brasileiro de Santa Catarina.

Equipe de Divulgação e Assessoria de Imprensa da
71ª Festa das Flores de Joinville
Secretária de Turismo/ Presidente da Promotur: Maria Ivonete Peixer da Silva
Gerente de Marketing da Promotur: Henrique Budal Arins
Gerente de Planejamento da Promotur: Vanessa Falk

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em

Simone de Silvio

Simone de Silvio

08/05/2010 13:05:04
Sou brasileira e atualmente moro na cidade de Roma, Italia, estou escrevendo um artigo sobre festa brasileiras, cujo tema especificamente è flores e frutas.

Por isso solicito se possivel, mais detalhes sobre a festa das flores. Principalmente a questão histórica e cultural. Desde já agradeço.

Simone de Silvio

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

O EcoViagem é um veículo de comunicação no qual não possui relação com seus anunciantes. Caso queira mais informações gentileza, entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina. Agradecemos o comentário Equipe EcoViagem