Alter do Chão, no Pará, já vive o clima do Sairé 2009

Como já é costume da comunidade, a mobilização começou por um dos rituais que lembra a tradição de mais de 300 anos: a busca dos mastros.

  
  
No total, 70 canoas foram em busca dos mastros, tradição que já dura mais de 300 anos, iniciando a programação oficial do Sairé 2009

Iniciando a programação oficial do Sairé 2009, os moradores de Alter do Chão já vivem o clima de um dos maiores festivais culturais do estado do Pará, a festa do Sairé e, como já é costume da comunidade, a mobilização começou por um dos rituais que lembra a tradição de mais de 300 anos: a busca dos mastros.

Para os catraieiros, a festa começou cedo. No raiar do dia, eles se reuniram para enfeitar canoas e bajaras com fitas coloridas e, logo, seguir em procissão para anunciar o início de mais uma festa do Sairé. Do cais de arrimo, eles partiram com a missão de manter os costumes dos Borari, povo indígena que habitou a região.

Na praia, os banhistas puderam participar da tradicional busca dos mastros. As bandeiras coloridas indicavam o barco onde seguiam o juiz e a juíza da festa. Na praia, 70 canoas mudavam a paisagem do local.

Depois da travessia do rio Tapajós, homens e mulheres entraram na floresta para buscar o símbolo da fartura, o Mastro, que representa também o início da disputa da virilidade dos homens e a fertilidade das mulheres. Após tirá-los da floresta, os mastros foram colocados nas canoas, que seguiram para a praia do Cajueiro.

Já nas margens do Tapajós, os troncos vão aguardar a abertura da festa no próximo dia 10, quando serão enfeitados e erguidos na Praça do Sairé.

A Festa do Sairé 2009 recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Fonte: Agência Pará de Notícias

  
  

Publicado por em

Diuba

Diuba

27/02/2010 15:45:00
""maravilhosamente linda"...foi amor a primeira vista sei que um dia irei morar em alter do chão....(diuba paulista)

Silvana Rojas

Silvana Rojas

17/11/2009 13:02:14
Não conhecia esta praia, mais agora que ví o site não vejo a hora de conhecé-la, pois me apaixonei..É muito linda, e não vejo a hora de poder estar aí..Esse nosso Brasil esconde riquezas que só ele mesmo conhece..Eu amo o Brasil..

Delmo fonseca da silva

Delmo fonseca da silva

30/09/2009 14:34:45
praia mais linda da região amazonia sem comentário