Arraial do Cabo/RJ promove Caminho do Encontro das Luzes

A cidade de Arraial do Cabo, na Costa do Sol vai resgatar uma antiga tradição com a realização do evento Caminho do Encontro das Luzes.

  
  

A cidade de Arraial do Cabo, na Costa do Sol, vai resgatar de 6 a 8 de setembro, uma antiga tradição com a realização do evento Caminho do Encontro das Luzes. O objetivo é refazer o trajeto percorrido pelos pescadores e suas esposas rendeiras no início da história do povoado. Naquela época a religiosidade estava diretamente ligada ao dia a dia da comunidade. Uma celebração em especial reunia quase toda a população. Homens e mulheres saíam da praia grande, localizada em Arraial do Cabo, em direção a Saquarema, para participar das festividades em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira daquele município.

O percurso durava três dias e fiéis de outras cidades se juntavam à romaria, com as santas padroeiras de cada um dos municípios: Nossa Senhora dos Remédios, de Arraial do Cabo, e da Conceição, de Praia Seca, distrito de Araruama. As duas, junto com Nossa Senhora de Nazaré, formavam a tríade reverenciada em tais ocasiões. O objetivo dos católicos era pagar promessas, além de homenagear as respectivas santas.

Com o objetivo de resgatar a história da cidade, a tradição será repetida este ano. Os fiéis pretendem refazer o caminho da forma mais original possível. Durante três dias participantes de várias cidades farão o percurso, onde serão contados causos, lendas e histórias sobre a formação da cidade de Arraial do Cabo. Um atrativo à parte será a paisagem a ser observada ao longo da caminhada: restinga, lagoa e mar. É a oportunidade de conhecer pontos turísticos pouco conhecidos. Qualquer pessoa pode participar. Para isso deve se inscrever, até o dia 5 de setembro, no Centro Cultural Manoel Camargo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. A saída está prevista para as 8h da Praia Grande. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2622-1650 ramais: 219 e 220.

Fonte: Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em