Bonecos gigantes desfilam pelas ruas de Olinda no último dia de carnaval

Cerca de 120 bonecos gigantes desfilaram ontem (24) pelas ruas do centro histórico de Olinda.

  
  

Cerca de 120 bonecos gigantes desfilaram ontem (24) pelas ruas do centro histórico de Olinda. Antes das 10h da manhã, os foliões já se posicionavam nas ruas para ver o desfile. O boneco representando Enéas Freire, o fundador do maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, foi o escolhido para abrir o desfile, indo na frente de todos.

Bonecos dançam na multidão de Olinda

O encontro dos bonecos é tradição em Olinda há 22 anos. Organizado pelo artista plástico Silvio Botelho, o pai dos bonecos, as figuras homenageiam personalidades importantes da cidade, do Brasil e até do mundo. Este ano, Albert Einstein desfilou logo atrás de Enéas Freire.

Elegantes, os bonecos de figuras masculinas vestem terno e gravata, e os que representam as mulheres nunca saem do alojamento sem estarem devidamente paramentados com vestidos, fitas, flores e adereços nos cabelos. Além de simpáticos - os bonecos estão sempre com uma expressão de sorriso - são gentis e cumprimentam os foliões.

Nas ruas, as pessoas ficam extasiadas quando olham para as grandes figuras. Turistas tiram fotos, crianças se aproximam e muitos tocam nos braços dos bonecos, fazendo com que eles dancem pelas ruas de Olinda.

O encontro dos bonecos reúne quase todas as figuras gigantes da cidade. Apenas um, o primogênito da brincadeira, fica de fora da festa. O Homem da Meia-Noite, primeiro boneco de Olinda, só sai às ruas na noite do domingo de carnaval. Depois, o boneco fica guardado em local secreto e só volta às ruas no próximo carnaval. A cada carnaval, a roupa é trocada pelos diretores do bloco, que chegam às 18h de sábado para os preparativos.

A ausência do boneco mais querido de Olinda não impede que as pessoas desanimem. Embaladas pelas orquestras de frevo, todos pulam e dançam com muita alegria. Os bonecos exercem um fascínio sobre a população, que sempre se deslumbra com o desfile.

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5.

  
  

Publicado por em