Castelo do Piauí prepara o Cachaçafest

A programação do Cachaçafest reunirá ações em turismo, artesanato, gastronomia, agronegócio e cultura.

  
  

Será lançado nesta sexta-feira (10), município de Castelo do Piauí, ás 19h , no Zilda Buffet a quinta edição do Cachaçafest, evento que acontecerá de 24 a 26 de julho no município.

A programação do Cachaçafest reunirá ações em turismo, artesanato, gastronomia, agronegócio e cultura. Entre as atrações nacionais do evento estão: Sandra de Sá, Emílio Santiago, Waldonys e Banda, e Ítalo e Reno. Serão apresentações conceituais e de qualidade, com o melhor do samba e do forró. O evento contará ainda com shows regionais como Dandinha e Banda, Conjunto Roque Moreira e Leonardo Dias, além de apresentações culturais de violeiros, hip hop, balé, reisado, dança e capoeira.

“Muitas atividades estão sendo desenvolvidas em Castelo do Piauí para que o Cachaçafest seja um sucesso. São ações como limpeza da cidade, uma parceria com a prefeitura municipal; roteirização dos atrativos turísticos, organização das pousadas domiciliares, além de treinamentos em artesanato, gastronomia e para os condutores de visitantes, numa tentativa de contribuir para que os turistas fiquem cada vez mais satisfeitos em visitar Castelo do Piauí”, comentou o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

A estrutura do evento vai contar com feira de artesanato, com quarenta e cinco estandes para exposição e comercialização de peças de diversas tipologias; praça de alimentação, palco para shows e apresentações culturais e Espaço Aprisco, onde vão acontecer as clínicas tecnológicas de ovinos e caprinos.

Cachaçafest terá roteiros turísticos

Entre os roteiros turísticos que estarão sendo oferecidos para os visitantes do Cachaçafest, em Castelo do Piauí estão: o Cânion do Rio Poti, Pedra do Castelo, Cachoeira das Arrais, Picos dos Andrés, Castelo das Barrocas, Sítio da Cruz, city tour em Castelo do Piauí, conhecendo seus museus, a igreja e o mercado; além de visitação às indústrias das cachaças Mangueira, Mineirinha e Rainha do Belém.

“Estamos numa luta constante para que este evento cresça e seja cada vez melhor. O apoio do Sebrae, do Governo do Estado e demais parceiros tem sido muito importante para o sucesso do Cachaçafest, que é um festival consolidado e que faz parte do calendário de eventos do Piauí. Temos a responsabilidade e o compromisso com a população de Castelo de manter essa iniciativa, que tem contribuído para a geração de emprego e renda e para a melhoria da qualidade de vida. Convidamos a todos a visitarem Castelo do Piauí durante o Cachaçafest, que este ano será mais uma vez um evento de sucesso”, declarou o prefeito de Castelo do Piauí, Wilmar Cardoso.

No Piauí, existem cerca de seiscentos alambiques, os quais produzem mais de 3,5 milhões de litros de cachaça anualmente e geram um faturamento de quase R$ 8 milhões. Os municípios com maior representatividade no segmento são Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Teresina, Barro Duro, Barras, Pedro II, Amarante, José de Freitas e Palmeira do Piauí.

Segundo a organização do Cachaçafest, cerca de doze mil pessoas devem circular em Castelo do Piauí durante o evento, que é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí; patrocínio da Cachaça Mangueira e Grupo Claudino; e apoio da ECB Rochas Ornamentais do Brasil.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em