Conservatória, a cidade das serestas no Rio de Janeiro, vai ao cinema

O festival de Conservatória (RJ) celebrará a tradição clássica, homenageando os 50 anos de morte do compositor Heitor Villa-Lobos

  
  

Conservatória, cidade no Estado do Rio conhecida como a nostálgica 'cidade das serestas', será palco da 3ª edição do CineMúsica entre sexta (4) e segunda-feira (7). Desta vez, o festival de Conservatória celebrará a tradição clássica, homenageando os 50 anos de morte do compositor Heitor Villa-Lobos com suas cirandas em concertos sinfônicos, cênicos e cortejos.

O evento recupera o trabalho de compositores eruditos que se dedicaram à composição de trilhas musicais para cinema e criaram a tradição do setor no Brasil. São nomes como Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Cláudio Santoro, Lyrio Panicalli, Gabriel Migliori, Enrico Simonetti e o próprio Heitor Villa-Lobos.

Representantes da vertente nacionalista da música erudita, esses compositores se valeram dos temas, ritmos e instrumentos da musicalidade popular e encontram no cinema em espaço adequado de aplicação de suas ideias - nos anos 40 e 50, a sétima arte tinha enorme apelo popular.

Síntese dessa convergência são os maestros e compositores Radamés e Alexandre Gnatalli, este último a Personalidade Sonora do Cine Música 2009 e grande homenageado do festival.

Este ano, o público contará com um número maior de filmes contemporâneos, sempre voltados para o universo da música. Serão exibidos clássicos como 'O Canto do Mar', de Alberto Cavalcanti, música de Cláudio Santoro, e 'O Cangaceiro' de Lima Barreto, música de Gabriel Migliori.

A programação, inteiramente gratuita, contará ainda com a presença de várias pré-estréias nacionais, como 'O Homem que Engarrafava Nuvens', documentário de Lírio Ferreira sobre Humberto Teixeira, também conhecido como 'Doutor do Baião'; 'Mamonas, O filme', de Cláudio Khans; 'Terreiro Grande', de Zeca Ferreira; e 'Alô, Alô, Terezinha', de Nelson Hoineff, dentre outros.

Além disso, haverá sessões infantis e debates com o público universitário. O festival acontece no Cine Centímetro, uma réplica perfeita do saudoso Metro Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

Promovido pela Casa de Cultura de Conservatória, o CineMúsica conta ainda com o apoio do Sesc, do Senac e do Sebrae/RJ, além de diversos patrocinadores. O superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta, foi um dos escolhidos para receber o Troféu Centímetro, na categoria 'Personalidades que fizeram o CineMúsica acontecer'.

Serviço:
3º CineMúsica de Conservatória
Dias 4 a 7 de setembro
Programação em www.festivalcinemusica.com.br
Sebrae/RJ - (21) 2212-7971

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em