Em Manaus, festa tem ritmo e som de boi-bumbá

O ritmo dos bois de Parintins (Garantido e Caprichoso) tem endereço certo durante o carnaval de Manaus.

  
  

O ritmo dos bois de Parintins (Garantido e Caprichoso) tem endereço certo durante o carnaval de Manaus. Desde o dia 23, o sambódromo da cidade abriu espaço para uma das festas mais conhecidas e populares do Amazonas: o Carnaboi.

Em Manaus, o carnaval é o período da festa fora de época dos bois-bumbás - comemorada tradicionalmente no mês de junho. O Carnaboi é um dos eventos mais populares do estado e acontece há dez anos, sempre na segunda e terça-feira de carnaval.

Segundo o coordenador técnico do Carnaboi, Marcos Apolo, o sucesso e a popularidade dos bois garantem a realização do evento. "Além das conhecidas músicas de Garantido e Caprichoso, a festa também contará com a participação dos bois de Manaus: Garanhão, Brilhante e Corre-Campo", informou.

Para a realização da festa, dois trios elétricos – um do Garantido e outro do Caprichoso – já estão preparados para receber algumas das tradicionais figuras da cultura amazônica: o levantador de toadas (o cantor das músicas de boi), os bois, os pajés e as moças mais bonitas de cada tribo (cunhã-poranga).

Os trios circulam dentro da arena do sambódromo de Manaus e, este ano, 21 artistas comandarão as apresentações. A festa é promovida pelo governo do estado, com patrocínio de empresas privadas. Em 2009, o custo do evento está estimado em R$ 600 mil.

A festa tem entrada franca, mas o folião que quiser ficar dentro dos cordões dos artistas tem que comprar a camisa oficial, chamada de tururi. A palavra tem origem na língua indígena Tupi e significa as vestes que várias tribos amazônicas costumam usar durante seus rituais. Cada um dos artistas tem um tururi próprio.

O Carnaboi começou às 19h e durou, segundo a coordenação do evento, pelo menos oito horas. A expectativa de público por noite é de 80 mil pessoas.

No dia 23, o Boi Caprichoso deu o tom azul e branco à festa. Já na terça-feira, (24), foi a vez das cores vermelho e branco, com o Boi Garantido.

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5.

  
  

Publicado por em

Eli

Eli

15/08/2011 11:39:42
É muito legal carnaval!

CAMILA

CAMILA

24/09/2009 00:17:24
E MUITO BOM FALAR SOBRE A NOSSA CIDADE
POR QUE A NOSSA CIDADE TEM MUITAS QUALIDADES
PARA MOSTRAR PARA ESSES ADOLECENTES QUE ESTÃO ESTUDANDO
A NOSSA CIDADE SERVE COMO PESQUISAS E TRABALHOS.