Festa da Boa Morte atrai público afro-americano para a Bahia

Mais de 300 norte-americanos já se encontram na Bahia para participar de diversas atividades relacionadas à cultura afrodescendente.

  
  

Mais de 300 norte-americanos já se encontram na Bahia para participar de diversas atividades relacionadas à cultura afrodescendente. A informação é do Departamento de Turismo Étnico-afro da Bahiatursa, que estima que o número de visitantes dos Estados Unidos chegue a 500.

Segundo o coordenador do programa, Billy Arquimimo, a maioria desses americanos deve ir ao município de Cachoeira, a 111 km de Salvador, para conhecer as festividades da Irmandade da Boa Morte. A prefeitura local acredita que a cidade deve receber 15 mil visitantes entre baianos, brasileiros e estrangeiros, no período das celebrações religiosas.

Arquimimo afirmou ainda que além dos americanos que vieram de Los Angeles, Chicago, Nova York, Filadélfia e Miami, também há visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro e de estados do Sul e Nordeste do Brasil.

Este ano, a Secretaria de Turismo do Estado destinou R$ 80 mil para apoio aos festejos de Cachoeira. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares.

História - Mantida por uma confraria singular, a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte tem nas suas festividades o ponto alto. O evento atrai todos os anos, para a cidade de Cachoeira, um grande número de visitantes, entre estudiosos e turistas de diversas partes do mundo.

O grupo é formado exclusivamente por mulheres negras e mestiças, que descendem e representam a ancestralidade dos povos africanos escravizados, e libertos, no Recôncavo da Bahia. Elas tinham o intuito de alforriar escravos ou dar-lhes fuga, encaminhando-os para o Quilombo do Malaquias, em Terra Vermelha, zona rural da cidade de Cachoeira. A Boa Morte nasceu nas senzalas, locais que abrigavam escravos negros nos engenhos de cana-de-açúcar, há cerca de 150 anos.

Programação Oficial – 2009
Dia 13/08/09 - quinta-feira
18h – Saída em procissão da imagem de Nossa Senhora da Boa Morte da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda pelas principais ruas de Cachoeira. 19h – Missa pelas Almas das Irmãs Falecidas, na Igreja Matriz. 21h – Ceia Branca na sede da Irmandade (reservada às irmãs).

Dia 14/08/09 - sexta-feira
19h – Missa de Corpo Presente na Igreja Matriz, seguida de procissão do enterro de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira e retorno para a Capela da Irmandade.

Dia 15/08/09 – sábado
09h – Missa da Assunção de Nossa Senhora da Glória, na Igreja Matriz. 10h30 – Procissão Festiva pelas principais ruas de Cachoeira em homenagem a Nossa Senhora da Glória, retorno à Igreja Matriz. 12h – Posse da comissão organizadora da festa de 2010, na Igreja Matriz. 13h – Almoço das irmãs e convidados na sede da Irmandade. 14h – Samba-de-roda diante do palanque da Feira do Porto, na beira do rio.

Dia 16/08/09 – domingo
16h – Suculento cozido na casa da Irmandade. 17h – Samba-de-roda no palanque da Feira do Porto na beira do rio.

Dia 17/08/09 – segunda-feira
20h – Caruru na casa da Irmandade, seguido de samba-de-roda no palanque da Feira do Porto, na beira do rio. Encerramento das comemorações de 2009.

Fonte: Secretaria de Turismo da Bahia

  
  

Publicado por em