Festival da Uva, no Piauí, terá atrações nacionais

O Festival da Uva que acontece de 3 a 6 de dezembro, em São João do Piauí, terá novidades na programação cultural e nas atividades que serão oferecidas aos participantes.

  
  

O Festival da Uva que acontece de 3 a 6 de dezembro, em São João do Piauí, terá novidades na programação cultural e nas atividades que serão oferecidas aos participantes. Algumas novidades foram debatidas na última quinta-feira (13), em reunião no Palácio de Karnak, coordenada pelo secretário de Turismo, Sílvio Leite, e a secretária da Seid, Rejane Dias.

O prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim, disse que já começa a preparar o município mantendo a cidade limpa, recuperando praças e pontos turísticos para que o turista mantenha a boa impressão que tem da cidade.

Na programação cultural, o evento deste ano terá atrações nacionais que ainda estão sendo definidas, mas foram propostos nomes como Xangai, Geraldo Azevedo, Flávio José e Alcimar Monteiro.

De acordo com o diretor da Fundac, Chagas Vale, os artistas serão escolhidos considerando a expectativa musical do público e a qualidade, a exemplo da programação do festival passado. “Sempre buscamos artistas que engrandeçam nossa cultura nordestina, por isso temos sugerido o forró pé-de-serra e nomes consagrados como o Xangai e o Geraldo Azevedo que têm sucessos que agradam todas as idades e públicos”, disse.

Outro diferencial para o festival deste ano será um espaço maior para os artistas piauienses. O festival terá dois palcos, permitindo explorar mais atrações musicais e apresentações culturais. “Vamos montar também um palco menor, onde poderemos fazer uma programação prestigiando grupos locais e artistas da terra, ampliando assim a programação. Isso vai agradar os turistas que terão mais atrações e também nossos artistas”, explica.

As atividades culturais e oficinas serão realizadas durante os turnos manhã e tarde. Serão oferecidas oficinas de dança, teatro, cine móvel, cursos de gastronomia, palestras, degustação de doces e cursos de artesanato.

O secretário de Turismo, Sílvio Leite, pediu que órgãos envolvidos no evento mais uma vez façam sua parte para que o Festival da Uva seja um sucesso. O secretário disse ainda que será marcada uma visita ao município para apresentar à comunidade a programação do evento e as ações de cada órgão. “Eu não tenho dúvida de que a cidade de São João do Piauí receberá mais turistas este ano. As pessoas que já prestigiaram o evento viram a força do município e vão voltar, e essa é a melhor propaganda. Para que a comunidade possa sentir-se parte do evento, vamos apresentar a programação e as ações que estamos fazendo para a realização do Festival”, disse.

Para a secretária da Seid, Rejane Dias, que é uma das entusiastas do evento, o Festival da Uva já está consolidado no Piauí e ganhará destaque no Brasil. “O Festival da Uva mudou a região de São João do Piauí e mudou também a maneira como o piauiense vê o município. Em todas as partes as pessoas falam do festival e já dizem que vão participar. Estamos partindo para o segundo festival e temos certeza de que o Brasil vai conhecer essa iniciativa”, disse.

O evento terá a participação efetiva de órgãos como a Fundac, SDR, Piemtur, Emater, Embrapa, Codevasf, Sasc, Prefeitura de São João do Piauí, CCom, Emgerpi, Sebrae e outros.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em