Recife comemora hoje o Dia do Frevo

O cortejo será recebido pela Orquestra 100% Mulher e por passistas de frevo.

  
  

Hoje, dia 09 de fevereiro, o frevo comemora 103 anos. Para marcar a data, Prefeitura do Recife organizou uma vasta programação. Uma delas é o Arrastão do Frevo que promete conduzir centenas de pessoas pelas ruas dos bairros de São José, Santo Antônio e da Boa Vista, com o objetivo de promover um resgate aos antigos carnavais, festejados pelas famílias recifenses.

Quem comandará a folia é a Troça Carnavalesca Mista O Cachorro do Homem do Miúdo, agremiação que será homenageada por completar, em 2010, cem anos de fundação.

Além do Cachorro, também estarão presentes – como convidadas -, as troças Bagaço é Meu, Batutas de Água Fria, Destemidos de Campo Grande, 10 porta-estandartes, um orquestrão de 78 músicos regidos pelo Maestro Ademir Araújo, 100 passistas, a Frevioca com o Maestro Fábio César e a Orquestra de Frevo Raízes Pernambucanas, com os cantores Ivanildo Silva, Carlinhos Caetés, dois bonecos gigantes e algumas agremiações do bairro dos Coelhos.

A concentração será a partir das 14h na Rua Rego Melo, bairro dos Coelhos. De lá, ao som da Frevioca e do orquestrão, os foliões seguirão pelas ruas do bairro em direção à Estação do Frevo I, localizada na Rua da Imperatriz.

No local, os participantes se juntarão a outro cortejo coordenado pelo Governo do Estado, formando um único grupo que irá apresentar a coreografia, letra e música do hino “O Cachorro na Cabeça”, composta por Marcelo Varela e Bráulio de Castro especialmente para celebrar o centenário.

O próximo passo dos foliões será a Estação do Frevo II, na esquina da Rua Nova com a Rua da Palma. O cortejo será recebido pela Orquestra 100% Mulher e por passistas de frevo. De lá, a próxima parada será a Estação do Frevo III, na Praça do Diário.

Neste local, será feita uma homenagem aos 30 anos da Frevioca com a Orquestra de Ademir Araújo e os cantores Paulo da Hora e Carmem Silva. Haverá também apresentações teatrais com as companhias Haja Teatro, Ariano Suassuna e Foco 3 do Coliseu.

Às 19h o cortejo deverá chegar no Pólo de Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro), onde acontecerá a apoteose do evento. Os foliões assistirão ao show da Orquestra da Bomba do Hemetério com o Maestro Forró e à homenagem ao centenário da troça O Cachorro do Homem do Miúdo.

HISTÓRICO:

O nome da agremiação surgiu de uma história pitoresca. Na volta de um funeral, alguns amigos, associados do Clube Carnavalesco Lenhadores da Boa Vista, presenciaram a cena de um vendedor de miúdos (vísceras de gado), embriagado, procurando juntar o cavalete e o seu tabuleiro para ir para casa.

Algumas pessoas tentavam ajuda-lo, mas o tabuleiro caiu, espalhado os miúdos pelo chão. Todos ficam aguardando que os cachorros que o acompanhavam se atirassem sobre a mercadoria, mas, para surpresa de todos, os cães, além de não comerem o miúdo ainda o vigiavam para que ninguém se aproximasse. A troça já conquistou 23 títulos dos concursos de agremiações carnavalescas promovidos pela Prefeitura do Recife. O atual presidente é Carlos Orlando. Suas cores são verde, vermelho, azul e branco.

MAIS FREVO:

Além do arrastão do Cachorro do Homem do Miúdo, outros lugares da Cidade também farão reverências ao Frevo. É o caso do Pólo das Fantasias, responsável pelo circuito entre a Rua da Moeda e a Praça do Arsenal da Marinha. A partir das 16h, acontece a saída da troça Bacia D’água, dos blocos O Bonde, Cordas e Retalhos e Pierrot de São José.

Às nove e meia da noite será lançado o CD do Bloco das Flores com uma festa em homenagem aos 90 anos de fundação da agremiação. Os cantores Claudionor e Nono Germano, Mônica Feijó, Nena Queiroga, Kelly Rosa, Getúlio Cavalcanti, Coral do Bloco da Saudade e Balé Popular, se apresentam no palco principal a partir das 22h30 cantando as histórias do Frevo. Às 23h30 sobe ao palco a banda Pinga Fogo.

Serviço:

Arrastão da Troça O Cachorro do Homem do Miúdo

Dia: 09/02 (Aniversário de 103 anos do Frevo)

Local: Rua Rego Melo – Coelhos

Horário: 14h (concentração)

Informações de Interesse:

Trajeto do Cortejo

Saída: Ruas do Rego Melo, dos Coqueiros, Dr. José Mariano, Cais José Mariano, Rua da Aurora, Ponte da Boa Vista, Rua Nova, Av. Dantas Barreto, Praça do Diário, Pátio de São Pedro (apoteose a partir das 19h).

Estação do Frevo I – Rua da Imperatriz, em frente à Loja Esplanada

Estação do Frevo II – Rua Nova, esquina com a Rua da Palma

Estação do Frevo III – Praça do Diário

Integrantes da Troça (todas moradoras do bairro dos Coelhos):

- Dona Maria Margarida de Lima (Peroa), 104 anos de idade;

- Dona Ivonete Lima (presidente da Escola de Samba Gente Inocente), 87 anos;

- Dona Rosa Maria Firmino de Souza, 69 anos.

Fonte: Rachel Motta

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em