II Festival Multicultural vai agitar o centro da cidade em Florianópolis /SC

A segunda edição do Festival Multicultural acontece nos dias 28 e 29 de agosto e oferece diversas opções artísticas e culturais ao lado do Mercado Público de Florianópolis.

  
  

A segunda edição do Festival Multicultural acontece nos dias 28 e 29 de agosto e oferece diversas opções artísticas e culturais ao lado do Mercado Público de Florianópolis.

Entre dois cartões postais mais tradicionais da Ilha de Santa Catarina acontece, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Multicultural contando com diversas atividades artísticas e culturais, nos dias 28 e 29 de agosto. O Festival Multicultural de Florianópolis é um projeto da Associação Cultural Pró-Floripa, e pretende atrair a população para dois locais históricos da cidade: Mercado Público e Largo da Alfandega. “O Festival proporcionará atrações do folclore da nossa região, entre elas o folguedo do boi de mamão, que é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense”, explica Fabiana Bona, Presidente da Associação.

Segundo a coordenadora e idealizadora do Festival Multicultural, Roseli Rosana Dalabona, a associação quer que as atividades culturais sejam constantes na cidade, em locais históricos como o Mercado Público e Largo da Alfândega, bem como em outras praças localizadas em toda ilha. “Este será o objetivo do próximo projeto da associação Pró-Floripa”, diz a coordenadora.

Em 2008, ano de estréia do Festival, o evento teve uma grande participação da população, reunindo crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais nas oficinas gratuitas de artesanato e reciclagem de materiais destinados ao lixo. Eles aprenderam a fazer artesanatos e reciclar objetos que podem ser utilizados, também, como uma ajuda na renda familiar, além de ser uma divertida terapia. Neste ano, as oficinas continuam sendo uma grande atração.

O Festival Multicultural do Mercado Público de Florianópolis é um projeto financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura – Fundo Estadual de Cultura - Secretaria de Desenvolvimento Regional – Secretário Valter Galina e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte - Secretário Gilmar Knaesel.

Programação:

Dia 28 de agosto – sexta-feira
11h – Dança Folclórica: Pau de Fita
12h – Boi de Mamão – grupo dos Ingleses
13h – Dança Afro
14h – Capoeira
15h – Atração Infantil: Teatro de fantoches e animadores
16h – Dança Folclórica: Ratoeiras
17h – Samba de mulatas

Oficinas de Artesanato e de Reciclagem
Horário: 10h às 17h
Artesanato (olaria, rendeira e pandorga)
Reciclagem (lacres de lata, tecido e sabão)

Dia 29 de agosto – sábado
10h – Início das apresentações de grupos do Boi de Mamão: Ingleses, Itacorubi, Pantanal, Jurerê e Sambaqui.
Oficinas de Artesanato e de Reciclagem
Horário: 10h às 16h
Artesanato (olaria, rendeira e pandorga)
Reciclagem (lacres de lata, tecido e sabão)

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em