Interior paulista sedia Festival CONTATO, com atividades gratuitas que competem com SWU

Shows musicais, atividades infantis, instalações de arte eletrônica são algumas das atrações que o público poderá ver em São Carlos

  
  

Dois festivais prometem sacudir o cenário nacional a partir da semana que vem, quando as cidades interioranas de Itu e São Carlos recebem um batalhão de bandas. Enquanto o SWU traz diversas atrações nacionais e internacionais, a 4ª edição do CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica - promove diversas atrações ao ar livre gratuitas e para públicos de todas as idades, entre os dias 7 e 12 e outubro.

A novidade neste ano é a Praça de Diversões Eletrônicas, que reúne várias atividades do Festival em um único local para promover a total integração do público com as atrações do CONTATO.

A Praça Coronel Salles, em São Carlos (SP), será palco de ações simultâneas que envolvem a programação infantil, sessões de cinema, shows musicais, instalações de arte eletrônica e a II Feira de Economia Solidária, todas abertas para o público.
De acordo com diretor do Festival, Ricardo Rodrigues, a programação musical do CONTATO é calcada na diversidade e na consistência de produção e atuação dos artistas no cenário da música independente.

"Sempre buscamos misturar artistas locais, novos destaques e artistas que surgiram do cenário alternativo e consolidaram sua importância para a música brasileira", complementa.

Este ano, o Festival apresenta bandas de 10 estados brasileiros e uma colombiana durante três dias no palco principal.

Shows:

No dia 9 de outubro, o foco está na produção que mistura ritmos modernos com a cultura brasileira, como Flavião e o Retrofuturismo (SP) e Wado(AL), somados ao rock gaúcho mais indie do Apanhador Só (RS). Já no dia 10, o foco é na transição do rock para a música eletrônica, indo das diferentes vertentes do rock da Banda de Joseph Tourton (PE), Banda Gentileza (PR), seguida de Camarones Orquestra Guitarrística (RN), para o electro-pancadão de Lucy and the Popsonics (DF) e terminando pela primeira vez com o Live PA da dupla de djs The Twelves (RJ), que estourou mundo afora nos últimos anos.

E no dia 11, o Festival foca na poesia rap e na junção de estilos afro/brasileiro/latinos, dos excelentes Baiana System(BA), o rapper Emicida(SP) e fechando a noite e a quarta edição do Festival a energética performance dos colombianos do Bomba Estéreo, que rodaram todos os principais festivais do mundo este ano.

Contatinho e Feira de Economia Solidária:

A Praça de Diversões tem atrações voltadas para toda a família. O CONTATO preparou uma programação infantil ampliada e as crianças, além de contarem com uma extensa grade de apresentações artísticas, podem participar de oficinas e sessões de cinema. As famílias também podem conhecer serviços e consumir produtos de diversos empreendimentos solidários da região, como artesanato, alimentação, coleta seletiva, ações educativas e empreendimentos ligados à cadeia produtiva da cultura, na "II Feira de Economia Solidária: semeando práticas solidárias em São Carlos e Região".

Cinema:

Para os interessados em aproveitar a programação inicial do Festival, no dia 8 de outubro, às 23h30, o CONTATO ocupa o Cine São Carlos com a atividade "Noitão Erótico", com três filmes que serão exibidos durante a madrugada. O Noitão contará com o filme brasileiro "Fluidos", com direção de Alexandre Carvalho; "9 Canções", do Reino Unido, com direção de Michael Winterbottom; e o filme norte-americano "Shortbus", de John Cameron Mitchell. O Cine São Carlos fica na rua Major José Inácio, 2.154, próximo à Praça Coronel Salles.

O Festival CONTATO é promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e oferece atividades gratuitas para todo o público.

Fonte: UFSCar

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em