Olímpia sediará o 49º Festival do Folclore

A festa reunirá 70 grupos de 14 Estados brasileiros, sendo 51 folclóricos, 17 parafolclóricos e dois balés.

  
  

Conhecida como a "Capital do Folclore", Olímpia, no interior de São Paulo e a 500 quilômetros da capital, viverá intensamente a cultura popular brasileira durante o 49º Festival do Folclore, realizado entre os dias 20 e 28 de julho.

A festa reunirá 70 grupos de 14 Estados brasileiros, sendo 51 folclóricos, 17 parafolclóricos e dois balés.

A previsão é de que 70 mil pessoas, entre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto, passem pela Praça de Atividades Folclóricas Professor José Sant’Anna durante os nove dias de programação.

Este ano, o Estado homenageado é o Mato Grosso, porém, representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará levarão um pouco de suas tradições aos visitantes do Festival.

A abertura será no dia 20 de julho, às 20h, com crianças das escolas municipais da cidade. A programação ainda reserva cursos, palestras e seminários temáticos, culinária típica, exposições de peças artesanais, gincana de brinquedos infantis como perna de pau, bola na lata, amarelinha, bolinha de gude, entre outros.

"O Brasil se encontra no Festival de Olímpia, pois todas as regiões estão representadas durante o evento. Cada grupo traz um pedaço de seu Estado para apresentar", comenta a coordenadora do evento, Maria Aparecida de Araújo Manzolli.

O Festival do Folclore de Olímpia é realizado por meio de parcerias entre o poder público e empresas privadas. Uma delas é o empreendimento Hot Beach Diversões Aquáticas e o Hot Beach Resort Olímpia, do Grupo Ferrasa.

Lançados no início de 2013, o Resort e o Parque Aquático estão em fase de construção e a previsão é de que fiquem prontos em meados de 2016.

Entretanto, os dois já fazem a estreia como incentivadores do evento este ano. De acordo com os diretores do empreendimento, Newton Ferrato, Flávio Sant’Anna e Sérgio Ney Garcia, o Festival proporciona a troca de conhecimentos, resgata e ajuda a manter vivas as tradições brasileiras.

"A cultura é necessária para a promoção da cidadania e incentivá-la é prestar um papel fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e pluralizada, portanto, para nós, do Hot Beach Diversões Aquáticas e do Hot Beach Resort Olímpia é um privilégio poder fazer parte de um evento tão grandioso como o Festival do Folclore de Olímpia.

Ganha a cultura, ganha Olímpia e ganha o Brasil neste encontro inesquecível para quem dele participa. Vale a pena ver para crer", acrescenta Garcia.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Larissa Bernadi

  
  

Publicado por em