Rodada de Negócios movimenta a Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS

As rodadas, que prosseguem na quarta (3) e quinta-feira (4), envolvem a uva e seus derivados e produtos como hortifrutigranjeiros, queijo, salame, mel, sucos, geléias e pequenas frutas

  
  

Os produtos cultivados na região da Serra gaúcha ganham destaque comercial na Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. A partir desta terça-feira (2), produtores e compradores iniciam a participação em cerca de 90 reuniões. Os encontros estão agendados por conta de uma rodada de negócios promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Sebrae no Rio Grande do Sul.

As negociações envolvem a uva e seus derivados e produtos como hortifrutigranjeiros, queijo, salame, mel, sucos, geléias e pequenas frutas. As rodadas de negócios, que prosseguem na quarta (3) e quinta-feira (4), contam com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul (SHRBS), Exposupermercados, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal Rural e Emater/RS. As instituições forneceram suporte com relação à busca dos potenciais compradores - mercados, supermercados e rede hoteleira instalada na região

A sistemática dos encontros consiste no cruzamento de agendas dos compradores e vendedores a partir de interesses comuns, em locais pré-definidos. De acordo com a gestora do Sebrae/RS, Daiane Catuzzo, “as negociações, que serão realizadas pela primeira vez durante a Festa Nacional da Uva, aproximam os elos da cadeia produtiva e valorizam o agricultor em um evento que teve sua criação inspirada no homem do campo”, explica.

O secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Nestor Pistorello, complementa que “a rodada de negócios da Festa da Uva é consequência do resultado bem sucedido de uma experiência semelhante em maio do ano passado. Na ocasião, compradores afirmaram que desconheciam o grande potencial produtor da região, o que motivou a realização de ótimos negócios”.

Desta vez, os 50 produtores na Festa Nacional da Uva, muitos participando pela primeira vez de uma rodada de negócios, “terão a oportunidade de alcançar mercados maiores. Mesmo com os negócios que não se efetivarem durante o evento, o resultado da iniciativa será positivo por conta dos novos contatos”, antecipa o secretário. “A idéia, daqui para a frente, é realizar ao menos uma rodada de negócios por ano”, disse.

Projetos que apoiam os agricultores

- Desenvolver a Fruticultura em Caxias do Sul e Campestre da Serra

O projeto começou em janeiro de 2010, e tem duração prevista de dois anos. O objetivo geral é aumentar a produção e a comercialização de frutas das propriedades rurais de Caxias do Sul e Campestre da Serra, através da melhoria da gestão. “Estamos em fase de prospecção de novos produtores para integrar o projeto, cujas ações são focadas em gestão da propriedade rural, comercialização, melhoria de processos produtivos e visitas técnicas”, afirma a gestora.

“Cabe salientar que, através deste projeto, estamos apoiando a elaboração do Selo da Agricultura de Caxias do Sul, que terá lançamento durante a Festa da Uva. Além disso, durante o evento teremos um grupo de 13 produtores comercializando seus produtos, através da parceria entre Secretária da Agricultura, que disponibilizou o espaço, e o Sebrae/RS, que viabilizou a montagem básica, ambientação do estande e material de divulgação do produto.

- Promover os Produtos Orgânicos da Serra Gaúcha

O projeto tem início em 2010, também com duração de dois anos. O objetivo geral é promover o aumento da comercialização e produção dos produtos orgânicos, buscando o desenvolvimento das propriedades rurais. Este projeto também está em fase prospecção de produtores em busca da consolidação do público alvo.

- Fortalecer o Setor Vitivinicola da Serra Gaúcha

O Projeto, que também se iniciou em 2010, tem duração de três anos. Seu objetivo é aumentar o volume de vendas e promover a melhoria na qualidade dos produtos vitivinícolas da Serra gaúcha. Também está em fase de consolidação do público-alvo do projeto.

Serviço:
Sebrae/RS - (51) 3216-5165, 3216-5182 ou 9955-8192
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
Sebrae/RS Serra Gaúcha - (54) 3290-4700

  
  

Publicado por em