Santos/SP realiza a 5ª Festa da Banana

Ela ocorre no Mercado Municipal de Santos, das 10h às 20h dos dias 2 a 12 de outubro, com direito a passeio de barco pela Rota da Banana.

  
  
Festa da Banana acontece no Mercado Municipal

Yes, Nós Temos Banana, brincava Braguinha em sua canção. Para comemorar essa dádiva da natureza que “tem vitamina (A, B1, B2, B6 e C)- (não) engorda e faz crescer”, acontece a 5ª edição da Festa da Banana. Ela ocorre no Mercado Municipal de Santos, das 10h às 20h dos dias 2 a 12 de outubro, com direito a passeio de barco pela Rota da Banana. E um sabor a mais: a partir de 3 de outubro o local está incluído no roteiro da linha Conheça Santos, que conta com micro-ônibus para percorrer os principais pontos turísticos da cidade.

Um total de 28 estandes comercializam produtos e derivados da fruta que, pela quantidade de potássio - mineral que contribui para função muscular adequada - é bastante consumida por atletas. São doces, bolos, balas, bombons, salgados, cachaça e licores dessa Musácea rica em cálcio, fósforo e ferro, cujas fibras servem para a confecção de artesanato como cestas, bolsas, sandálias, bijuterias e peças de decoração. “É uma boa oportunidade para conhecermos as amplas qualidades de um bem que a terra oferece e para o qual nem sempre sabemos dar valor”, observa o prefeito João Paulo Papa.

Palestras, oficinas, apresentações folclóricas, shows musicais e sorteios enriquecem o evento, que tem espaço gastronômico com a participação de nutricionistas. Já o passeio gratuito de barco pela Rota da Banana, percorrendo pontos produtores da fruta até a Ilha Diana, dispõe de guia de turismo da Prefeitura. “A Festa da Banana ajuda a mostrar como o Mercado Municipal está bem sortido. Também traz muita variedade de alimentação e expõe a beleza do artesanato caiçara”, destaca a permissionária e organizadora do evento, Cristiane Caruso.

Os expositores vêm de vários municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, de entidades como Abrasoffa (Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares), projeto Oficina do Futuro, Aapas (Associação dos Artesãos e Produtores de Artesanatos de Santos) e Associação dos Cortiços do Centro e de moradores da Vila Mathias, Vila Nova e Paquetá.

Realizada pela prefeitura e permissionários, a Festa da Banana conta com o apoio do Sebrae, Santos e Região Convention e Visitors Bureau, Abrasoffa, Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira), Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades de São Paulo), Sesc, empresas e comerciantes locais.

Mercado Municipal

Dar mais visibilidade a um patrimônio que, nos últimos 200 anos, sofreu influência direta da expansão do Centro e mantém, em suas proximidades, curioso serviço de transporte por catraias que funciona desde o início do século passado. Esse foi o objetivo da ampliação da Linha Conheça Santos até as portas do Mercado Municipal.

Com 61 anos de existência e uma história que remonta ao século XVIII, ele possui atrações gastronômicas como o bifeburguer de cordeiro, avestruz e de frango da Califórnia, além de sanduíche preparado na chapa, com nada menos que 250 gramas de mortadela.

“O box de frutas e legumes da dona Odete existe há 50 anos, as floriculturas oferecem um colorido especial e o mercado comercializa artesanato com o capim dourado, bastante valorizado nos últimos anos”, comenta Odete de Oliveira Fernandes. Ela integra a equipe de guias de turismo da Setur, responsável pelas visitas ao equipamento e pelas pesquisas sobre a história e a arquitetura do prédio. “Adorei. Inserir o mercado vai enriquecer ainda mais o roteiro da linha turística”.

O Mercado Municipal de Santos fica na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova. O embarque em veículo da Linha Conheça Santos é feito sempre na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, e o bilhete, a R$ 10,00, é adquirido diretamente com o motorista. Aos sábados, domingos e feriados, as saídas acontecem das 9h às 17h, e os passageiros podem desembarcar e reembarcar em qualquer ponto do trajeto, já que, de hora em hora, um micro-ônibus cumpre o roteiro turístico. Durante a temporada de verão, a linha funciona também de terça a sexta, mas as saídas acontecem apenas às 10h30, 14h e 16h30, com parada somente no Museu dos Cafés, no Centro Histórico

Os passeios de barco pela Rota da Banana acontecem nos dias 10 e 11, às 11h, 14h e 16h, sempre com duas horas de duração. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no balcão principal, na entrada da festa, onde também são aceitas as inscrições para oficinas e palestras.

Mais informações para a imprensa com a jornalista Amélia Fernandez Gonzalez - Reg. 12.512 -Endereço: Praça Mauá s/nº - CEP 11010-900 - Santos - SP

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em