São João de Caruaru também é opção para quem se interessa por arte cerâmica, museus e cultura regional

Alto do Moura concentra diversos ateliês de ceramistas, museus, bares, restaurantes, pousadas, grupos musicais e de danças regionais.

  
  


Conhecido como um evento que atrai multidões e shows de artistas renomados, o São João de Caruaru também vem se firmando como opção para quem gosta de museus e cultura regional.

Isso fica evidente nas atrações do Alto do Moura, bairro que concentra diversos ateliês de ceramistas, museus, bares, restaurantes, pousadas, grupos musicais e de danças regionais. Foi no Alto do Moura que viveram mestres como Vitalino e Galdino, famosos pelo artesanato de barro que retrata a vida cotidiana do povo nordestino. Não por acaso, o local terá dois espaços destinados à cultura: o Polo Mestre Galdino, com um Centro de Arte Figurativa, que reunirá no Pavilhão de Arte em Barro cerca de 60 estandes; e o Polo Mestre Vitalino, com shows de grandes nomes da música regional.

Além disso, repetindo o sucesso do ano passado, a Prefeitura vai ampliar o São João Rural, que em 2017 levou o caminhão-palco para quatro localidades. Agora serão dez.

“Entendemos que a descentralização, levando a festa à Zona Rural, e a valorização de todas as representações artísticas, como o artesanato, mostram o grande potencial da nossa gente”, conta a prefeita da cidade, Raquel Lyra.

O evento acontece até o dia 30 de junho. Durante todo o mês, a cidade contará com 22 dias de festa, espalhada por 21 polos de animação. Nomes de peso nacional fazem parte da grade do Pátio do Forró, maior polo de entretenimento. Wesley Safadão, Geraldo Azevedo, Maiara e Maraísa, Aviões, Alceu Valença, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Luan Santana e Alcymar Monteiro são alguns dos artistas confirmados.

O público estimado para este ano é de mais de 2,5 milhões de pessoas. A abertura oficial será realizada no sábado (02/06), a partir das 19h, na Estação Ferroviária. Mas quem chegar à cidade na sexta (1º) já pode desfrutar de uma prévia do São João 2018, com apresentações nos polos da Estação e no sítio Pau Santo, na Zona Rural – que recebe a primeira apresentação do São João na Roça.

No Pátio do Forró, a festa começa também no sábado (02/06), com apresentações da Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, da banda Fulô de Mandacaru, da cantora paraibana Elba Ramalho e do cantor Jonas Esticado.

Os espaços para as apresentações das quadrilhas juninas, para os pequenos, declamadores e repentistas e o autêntico pé de serra também estão garantidos. O público alternativo terá à sua disposição o Polo Azulão, que traz um som com uma pegada mais pop com nomes como Cordel do Fogo Encantado.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Leandro Haberli

  
  

Publicado por em