São João do Piauí abre seu 2º Festival da Uva

Município localizado 281 km ao sul de Teresina começou a produzir uvas em 2007, num assentamento do Incra

  
  

Noventa toneladas é a expectativa de colheita da uva em São João do Piauí, 281 km ao sul de Teresina, onde começou, nesta quinta-feira (3), o 2º Festival da Uva. A previsão é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A produção de uva na região começou em 2007 no Assentamento Marrecas, onde vivem cerca de 300 famílias distribuídas em 24 hectares.

Atualmente quase 80 famílias desenvolvem o cultivo das uvas Benitaka e Itália Melhorada em quatro hectares do assentamento. O festival que reunirá várias vertentes econômicas da região, além do agronegócio da uva, como o turismo, a gastronomia e o artesanato, e vai movimentar a região até domingo (6).

O 2º Festival da Uva é uma iniciativa do Governo do Estado, do Sebrae/PI, Prefeitura Municipal de São João do Piauí, Codevasf, Banco do Nordeste, Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Rural e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Durante o festival, uma feira instalada na Praça Honório Santos vai revelar todas as potencialidades econômicas da região. O Sebrae/PI ofereceu antecipadamente uma grande variedade de consultorias em hotelaria, gastronomia, artesanato e atendimento, para que todos os empreendedores da cidade recebam da melhor forma possível os turistas e investidores que circularem pelo evento.

“Nosso objetivo maior foi alcançado: preparar e motivar todos os empreendedores de São João do Piauí para o evento. Foram aplicadas consultorias e treinamentos em gastronomia da uva, em design e produção de peças artesanais, em boas práticas de higiene e limpeza e na criação de roteiros turísticos. Ou seja, o Sebrae executou capacitações cujos resultados serão conhecidos durante o festival”, explica o gerente de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI, Gilson Vasconcelos.

Lembranças do festival, peças em cerâmica, bordados, pinturas em camisetas, bonecas de pano e ecobags, estão entre as peças artesanais que serão expostas e comercializadas na feira. Para os turistas foram criados quatro roteiros: Roteiro Náutico e Lazer, no Balneário Jenipapo; Roteiro Marrecas, com visita ao Assentamento Marrecas; Parreiral e Comunidade Quilombola, com visita a área de rodução de peças de argila; Roteiro City Tour, uma visita à cidade e suas praças, igrejas e bairros; e Visita a Serra da Capivara, com suas belas paisagens naturais.

A gastronomia também terá destaque no festival com um estande em que será oferecida uma grande variedade de tortas, doces e geléias à base de uva. O estande vai funcionar na feira da Praça Honório Santos. A culinária regional com base nas carnes de ovinos e caprinos também estará no festival, nos cardápios dos principais restaurantes de São João do Piauí.

Os proprietários de pousadas domiciliares também foram capacitados pelo Sebrae/PI para hospedar os turistas durante o Festival da Uva. Trinta e oito pousadas domiciliares foram cadastradas em São João do Piauí.

Uma extensa programação artística foi criada para os quatro dias de evento, que terá atrações como Xangai, Grupo Candeia e Ensaio Vocal, Wagner Ribeiro e o grupo Valor de PI, Pagode de Quilombo, Orquestra Sinfônica de Teresina, Lázaro do Piauí, Alcimar Monteiro e Soraya Castelo Branco.

Serviço:
Sebrae/PI - (86) 3216-1305
Escritório Regional do Sebrae/PI em São Raimundo Nonato - (89) 3582-1289
Gerente Edgard Negreiros - (89) 9402-1044

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em