Tomé-Açu sediará a 10ª Festa Estadual do Cacau

O anúncio foi feito na noite de sábado (27), durante a Frutal Amazônia e a Flor Pará 2009, que aconteceram até domingo (28) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

  
  

O município de Tomé-Açu, no nordeste paraense, sediará no período de 26 a 29 de agosto a próxima Festa Estadual do Cacau, instituída pelo Decreto 4.341, de 23 de maio de 1986 e já incluída no calendário de eventos do governo do Pará. O anúncio foi feito na noite de sábado (27), durante a Frutal Amazônia e a Flor Pará 2009, que aconteceram até domingo (28) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

A Festa Estadual do Cacau reúne produtores e suas entidades representativas, lideranças, técnicos do setor agrícola e comunidades dos municípios produtores de cacau. O objetivo é aprimorar conhecimentos e oferecer aos produtores acesso a novas tecnologias, por meio de palestras, cursos e treinamentos, além de discutir alternativas para a sustentabilidade econômica, política, social e ambiental da cacauicultura paraense.

"O cooperativismo no negócio do cacau" é o tema que norteará a festa em Tomé-Açu, município que se destaca como maior produtor de pimenta do reino do Brasil e pelas experiências em sistemas agroflorestais. A produção anual chega a 1.300 toneladas, informou o secretário Municipal de Agricultura de Tomé-Açu, Osvaldo Matos.

O Pará bateu recorde na safra de cacau em 2008, com 60 mil toneladas, inserindo cerca de R$ 300 milhões na economia estadual, ressaltou o superintendente da Comisão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no Pará, Raimundo Mello.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira, o governo tem tornado a lavoura cacaueira competitiva, "tanto que hoje temos a ousadia de pretender, em pouco tempo, ser o maior produtor de cacau do Brasil. Nosso cacau é apreciado para chocolate no mundo", frisou. A Bahia lidera a produção nacional de cacau.

O lançamento da 10ª Festa Estadual do Cacau contou com a presença de autoridades federais e estaduais, e da miss cacau 2008, Luciane Locatelli, eleita na 9ª edição do evento, realizada ano passado no município de Altamira, na região do Xingu. A voz da cantora Madalena Aliverti encerrou a solenidade.

Fonte: Agência Pará

  
  

Publicado por em