Valinhos realizará a Festa do Figo e Expogoiaba com muitas atrações

Os visitantes que passarem pela festa terão atrações que contemplam todos os gostos

  
  
A Comissão Organizadora está preparando uma grande grade de shows com bandas regionais / Divulgação

A 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba, maiores eventos turísticos da cidade de Valinhos

(a 90 km de São Paulo), serão realizadas entre os dias 14 e 29 de janeiro no Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”, com entrada gratuita.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, vice-prefeito eng. Moysés (PMDB), muitas atrações foram preparadas para esta edição, além das lindas e saborosas frutas que todos os anos são sucesso.

Os visitantes que passarem pela festa terão atrações que contemplam todos os gostos e idades. Dentre as mais apreciadas estão o leilão, a exposição e a venda de frutas. Ainda dentro das atrações ligadas à fruticultura, está o agroturismo, um passeio em propriedades rurais produtoras das principais frutas do município - figo e goiaba, onde os visitantes podem comprar produtos derivados de frutas feitos pelos próprios agricultores, além de conhecer a produção de vinho artesanal da cidade.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, a exposição e venda de frutas será mantida no mesmo local das últimas edições: a arena conhecida como redondel. O espaço de quase 2 mil metros quadrados é totalmente climatizado para dar conforto aos visitantes e trabalhadores.

Para deixar o espaço mais atraente e de fácil acesso serão duas entradas: uma por dentro do Parque e outra, nova, pelo lado de fora da festa, junto à Avenida Joaquim Alves Corrêa, poucos metros abaixo da entrada principal. Por esta entrada os ônibus desembarcam os turistas de outras cidades, que têm a opção de acessar em primeiro lugar a tenda de frutas.

“A Comissão Organizadora está trabalhando para atrair um grande número de visitantes e assim superar os ótimos resultados das últimas edições. E tenho certeza que será uma grande festa para toda a família”, destacou eng. Moysés.

Para o presidente da Comissão Organizadora, os números refletem várias medidas tomadas desde 2005, com o direcionamento da festividade para a diversão familiar e a abertura dos portões.

“O dinheiro que a família gastaria para pagar a entrada na festa ela pode gastar desfrutando das atrações. Hoje para se entrar numa festa, a pessoa desembolsa em média em torno de R$ 20. Uma família com quatro pessoas gastaria R$ 80 só para adentrar no recinto. Com este dinheiro essa família pode comprar frutas e outros produtos, usar o parque de diversões, se alimentar e ainda sobra dinheiro”, analisou eng. Moysés.

Atrações

Além das atividades relacionadas às frutas, a Festa do Figo oferece uma série de atrações para todas as idades, como Baile da Terceira Idade (realizado todos os sábados), Passeio Ciclístico, Encontro de Carros Antigos, Desfile de Muladeiros e Cavaleiros, além de uma praça de alimentação variada, com restaurantes temáticos, como Italiano, Bar Saudosa Maloca (em homenagem ao sambista, compositor e cantor valinhense Adoniran Barbosa).

E para diversão dos jovens, a Comissão Organizadora está preparando uma grande grade de shows com bandas regionais. Os visitantes terão seis espaços que oferecerão os mais variados ritmos musicais, para todos os gostos. Ao todo serão mais de 100 apresentações, que agitarão o Parque Municipal nos 14 dias de evento.

“Além de levarmos muita diversão para todas as idades, damos a oportunidade para que duplas e grupos que estão despontando possam mostrar seu potencial nos palcos da festa. Essa é também uma proposta da administração do prefeito Marcos José da Silva (PMDB) de valorizar e divulgar o potencial dos artistas locais”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora.

A solidariedade também tem grande espaço na Festa do Figo. A realeza do evento é escolhida por meio de um concurso que envolve venda de votos e beleza. A verba arrecada com a venda de votos é revertida para a Asserutil (Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos), que também comanda o estacionamento do evento e a tradicional barraca de calabresa.

O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos é responsável pelo guarda volumes da festa, fraldário, venda de souvenires, de café e figo com chantilly e rami.

Além disso, ainda há o espaço para compras diversas, como o mini shopping, Clube de Mães e a feira de artesanato, e um moderno parque de diversões.

Segurança

Para garantir a segurança e tranquilidade dos visitantes, comerciantes e colaboradores, a Comissão Organizadora manterá o esquema de segurança feito pela Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, com apoio de seguranças particulares contratados. O monitoramento da segurança através de um circuito interno de câmeras e a utilização dos detectores de metal nas entradas do parque será mantido.

A origem

A primeira edição da Festa do Figo foi realizada em 1949, através do desejo do padre Monsenhor Bruno Nardini em angariar recursos para construção da nova Matriz de São Sebastião. De forma simples e comunitária, o pároco, homem dinâmico e considerado um líder na comunidade, idealizou a obra e mobilizou os agricultores e moradores para esse objetivo, através da realização de quermesses. Assim, ao mesmo tempo em que começou a angariar fundos para a empreitada, ajudou os produtores rurais na comercialização de seus frutos.

Hoje a Festa do Figo é uma grande divulgadora do potencial agrícola do município de Valinhos, conhecida como “Capital do Figo Roxo” e grande produtora de goiaba, ao mesmo tempo em que une a classe agrícola e as entidades assistenciais para levar alegria e diversão à população da região e turistas de todo país.

Programação:

Evento: 63ª FESTA DO FIGO E 18ª EXPOGOIABA

De 14 a 29 de janeiro de 2012

Terça a Sexta-Feira, das 18 às 23 horas

Sábados e domingos: das 9 às 23 horas

Dia 20 sexta-feira (feriado em Valinhos) – das 9 às 23 horas

Dia 25 quarta-feira (feriado em São Paulo) – das 9 às 23 horas

Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monsenhor Bruno Nardini” (Rua Dom João VI, s/nº - Jardim Planalto – Valinhos/SP)

Fonte: Prefeitura Municipal de Valinhos (SP)

  
  

Publicado por em