Cachaçarias gaúchas vão a feira internacional na Alemanha

Anuga, em Colônia, é a maior feira internacional do setor alimentício; três cachaçarias receberam apoio financeiro do Sebrae para consolidar seu processo de internacionalização

  
  
A Casa Bucco planeja ampliar seu volume de vendas no mercado exterior de 10% para 50% de sua produção nos próximos quatro anos

Três cachaçarias gaúchas embarcaram para Colônia, na Alemanha, onde participarão, a partir deste sábado (10), da Anuga – a maior feira mundial do setor alimentício. Cachaçaria Weber Haus (Ivoti), Alambique do Espraiado (Maquiné) e Casa Bucco Destilados Artesanais (Bento Gonçalves) receberam aporte financeiro do Sebrae/RS para participar da feira, que prossegue até o dia 14 de outubro.

As micro e pequenas empresas passaram por uma seleção, divulgada por meio de carta-convite no site do Sebrae/RS (www.sebrae-rs.com.br) em 8 de setembro. No documento, a Instituição e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) ofereceram aporte financeiro de 37% e 63%, respectivamente, para quatro MPE expositoras na Anuga.

“É fundamental viabilizar a participação dos pequenos negócios gaúchos com potencial exportador e vamos apoiar cada vez mais seus processos de internacionalização. Estamos finalizando um programa que terá operação plena em 2010, mas algumas das suas abordagens já estão sendo utilizadas para a participação na feira de Anuga”, adianta o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes.

O proprietário da Casa Bucco Destilados Artesanais, Moacir Mengotto, afirma que, sem a parceria de recursos, não teria como participar da feira internacional. “Eu já tenho dois clientes na Alemanha e a presença na Anuga auxilia na consolidação dessas relações comerciais, além de contemplar nossa meta de exportação. Os negócios acontecem com a persistência”, explica.

Brazilian Cachaça é um dos três rótulos que Mengotto irá expor em Anuga. A cachaça de alambique, de acordo com ele, foi especialmente produzida para atender ao paladar das vendas externas, com pequenas nuances de baunilha. “Exportar não é uma aventura”, destaca o proprietário da Casa Bucco, que planeja ampliar o atual volume de vendas no mercado internacional de 10% para 50% em quatro anos. Mengotto e as demais empresas selecionadas terão, cada um, 6,8 metros quadrados em um estande coletivo na área brasileira da feira – organizada pela Apex Brasil. Também receberam do Sebrae/RS outro aporte de 30% referente aos custos básicos da viagem.

Por meio da carta-convite, o Sebrae/RS ainda disponibilizou aporte financeiro de 30% para quatro MPE realizarem uma missão técnica na Anuga. Arrozeira Palmares (Palmares) e a Vinícola Irmãos Basso (Flores da Cunha) foram selecionadas para a concessão do percentual no pacote de viagem (passagens e hospedagens, no valor total de EUR 2.430.00). Caberá aos proprietários dos pequenos negócios o correspondente a 70% do valor total, mais despesas pessoais.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165/5182
www.sebrae-rs.com.br/asn
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Sebrae/RS Região Metropolitana - (51) 3216-5006

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em