Férias com café, chocolate e flores em Pacoti, no Ceará

A produção artesanal das comunidades do Maciço do Baturité apoiadas pelo Sebrae/CE estará em exposição durante o evento

  
  
Pacoti: clima ameno, banhos de cachoeira e belas paisagens a 95 km de Fortaleza

Os amantes do bom café e do chocolate têm no Ceará um programa imperdível nestas férias. A partir desta sexta-feira (24) e até domingo (26), no município serrano de Pacoti, a 95 km de Fortaleza, será realizado o II Festival Café com Chocolate e Flores. As iguarias à base de café e chocolate aguçarão o paladar dos visitantes e moradores durante os três dias do evento, que já conquistou seu espaço no calendário cultural e gastronômico do Ceará.

Além dos agradáveis aromas do café, do chocolate e das flores, que tomarão conta da cidade, gastronomia, música, arte, artesanato e moda estão presentes na programação do evento. O público poderá desfrutar dos encantos da serra, saboreando receitas deliciosas, ao som de melodias que comporão com harmonia a tranqüilidade do ambiente.

Aconchegante por natureza, Pacoti mantém a tradição no cultivo do café desde 1873. Em sua mata nativa, há belas espécies de plantas e cachoeiras perfeitas para um banho refrescante. Com uma organizada infra-estrutura, que atrai visitantes de todo o Brasil e do exterior, e um clima ameno – a temperatura varia entre 15 e 25 graus, o ambiente é mais do que convidativo para despertar o desejo de saborear um cafezinho feito na hora ou um delicioso chocolate quente.

Para o evento, uma grande estrutura está sendo montada no Pólo de Lazer da cidade. Ao todo, serão 60 estandes que devem atrair um público estimado em 10 mil pessoas durante os três dias. No setor de gastronomia, serão apresentados produtos da culinária regional e nacional.

O grande destaque serão as ilhas de chocolate, mas os visitantes poderão degustar iguarias como crepes, tapiocas, pizzas, mousses, cafés aromatizados, café italiano, chocolate quente e outros pratos à base de café ou chocolate. Quem se interessar poderá levar para casa o café orgânico produzido na região. A Feira também terá estandes destinados ao artesanato local e outros para exposição de plantas e flores, com mudas e espécies nativas da região.

Na Galeria de Arte Raimundo Siebra, localizada em uma agradável área verde integrada ao Pólo de Lazer, moradores e visitantes poderão desfrutar de um dos pontos altos do evento: a Exposição de Esculturas de Chocolate do artista gastronômico Ferliandro Aires. No mesmo local, também poderão ser apreciadas pinturas a óleo sobre tela do artista plástico Lucivaldo Oliveira.

As palestras e oficinas de gastronomia artesanal, bem como as apresentações artísticas, acontecerão em um auditório próximo ao Pólo de Lazer. Para o público infantil a coordenação do evento preparou uma programação bem especial. Tudo está sendo feito com o objetivo principal de fortalecer o empreendedorismo local, credenciando a região de Pacoti como exportadora de produtos derivados do café.

Uma importante atração do evento é a exposição de artesanato dos grupos apoiados pelo Sebrae/CE. Serão 21 estandes com a produção artesanal de vários municípios da região, oriundos de Baturité, Redenção, Itapiúna, Capistrano, Pacoti, Aracoiaba e também de Fortaleza.

Vale destacar a participação da Associação dos Artesãos de Redenção, agraciado pelo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. As tipologias em exposição são fibra da bananeira, bordados a mão, jóias em prata e artesanato mineral, carnaúba, madeira, coco, biscuit, bolsas de tecido. A mostra estará funcionando no dia 24 à noite, no dia 25 das 9h às 22h e no dia 26 de 9h às 12h.

O Festival Café com Chocolate e Flores é uma realização da Prefeitura de Pacoti, Revista Charme e Sebrae/CE. Conta com o apoio cultural do Governo do Ceará e do Sesc. Idealizado pela produtora Rosely Pereira, o evento tem incrementado a economia local, mobilizando os produtores da cidade e região e envolvendo as famílias pacotienses com o estímulo do turismo de negócios e lazer. “Trata-se de uma boa oportunidade de fazer negócios, formar parcerias e realizar atividades rentáveis com produtores, artesãos e artistas da região”, destaca Rosely Pereira.

Toda a programação é feita visando garantir a tranqüilidade dos moradores, que fazem questão de participar das atrações programadas para o Festival. “Queremos, com este Festival, resgatar as tradições culturais e gastronômicas de Pacoti, fortalecer o empreendedorismo local e divulgar a região como exportadora de produtos derivados do café”, destacou a secretária da Cultura, Cássia Barroso.

Serviço:
Sebrae no Ceará – (85) 3255-6600

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Lalalala

Lalalala

12/06/2012 09:14:05
Falem sobre as flores !