Festival de gastronomia revela a riqueza culinária do país

Visa valorizar a culinária e os ingredientes de cada região

  
  

A gastronomia brasileira é uma das mais importantes - e saborosas - expressões da cultura do país. O investimento dos turistas brasileiros na alimentação está entre as principais despesas dos viajantes, atrás apenas do transporte, de acordo com a última pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo (2012).

Com o objetivo de valorizar a culinária e os ingredientes de cada região, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realiza a 10º edição do Festival Brasil Sabor, entre 14 e 31 de maio, em 80 municípios brasileiros.

Mais de 750 estabelecimentos participam do festival e oferecem menus exclusivos, com entrada, prato principal e sobremesa, sempre preparados de acordo com os ingredientes regionais que representam a região. Um restaurante em Rio Branco, no Acre, vai preparar o

“Tambaqui sem espinha”: prato composto pelo tambaqui, um peixe típico da Amazônia, servido assado, recheado com pirão e acompanhado com jambu, erva típica da região norte e muito popular no estado.

Um risoto preparado com arroz arbóreo e queijo parmesão, acompanhado por camarão no coco poderá ser experimentado em Maceió (AL). O toque regional será dado pela inclusão do leite de coco na receita.

Em Curitiba, donos de restaurantes e estudantes de gastronomia vão ensinar técnicas de preparos especiais e discutir temas relacionados ao segmento da gastronomia.

Para Paulo Solmucci Junior, presidente da Abrasel, chegar à marca de dez anos mostra a força do festival. “Exaltar os sabores únicos de cada lugar e transformar os restaurantes em cenário para experiências memoráveis estão entre as principais propostas do evento”, afirma.

A expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizadora do evento, é que 35 mil menus sejam vendidos, incluindo entrada, prato principal e sobremesa e que 60 mil pessoas participem do evento. A lista de pratos, valores e restaurantes que participam está disponível no site do festival.

Fonte: MTur / Amanda Lavor

  
  

Publicado por em