Koubo: a fruta brasileira que reduz o apetite e auxilia no emagrecimento

Originário do nordeste brasileiro, o koubo é um extrato da cactácea Cereus sp, conhecido como pitaya. Sua polpa é doce e suculenta e a fruta traz inúmeros benefícios à saúde e auxilia no emagrecimento

  
  
Rica em vitamina C, proteínas, fibras, açúcares e tiramina, a substância é antioxidante, diurética, tem ação moderadora do apetite e melhora a energia corporal

Originário do nordeste brasileiro, o koubo é um extrato da cactácea Cereus sp, conhecido como pitaya. Sua polpa é doce e suculenta e os nordestinos o utilizam como fonte alimentar ao retirar a casca vermelha. A fruta traz inúmeros benefícios à saúde e auxilia no emagrecimento.

Também chamado de mandacaru, o koubo age no metabolismo e sua principal ação é a quebra do glicogênio em glicose, que libera adrenalina, estimulando a liberação do hormônio glucagon do pâncreas e, consequentemente, queima gordura e aumenta a liberação de insulina. Desta forma, promove a saciedade, diminui a fome e a compulsão alimentar a carboidratos.

Rica em vitamina C, proteínas, fibras, açúcares e tiramina, a substância é antioxidante, diurética, tem ação moderadora do apetite e melhora a energia corporal. Também diminui o colesterol, a glicemia e a gordura localizada.

Para melhores resultados no efeito emagrecedor e redutor de gordura, o ideal é ser consumido antes das principais refeições. Mas é importante lembrar que é contraindicado em pacientes diabéticos ou pré-diabéticos.

Por Drª Sylvana Braga

  
  

Publicado por em

Rosiane

Rosiane

03/12/2012 20:43:00
Interessante, preciso experimentar URGENTE!

Sandra S.S.Gomes

Sandra S.S.Gomes

03/12/2012 19:07:35
Boa noite! Amei essa dica, espero encontrar na feira aqui em Santos. Gostaria de saber, se é só tirar essa casca vermelha e degustar a fruta?!

Bobbyletti

Bobbyletti

03/12/2012 18:19:20
Pitaya fruit, pitahaya fruit, commonly known as the dragon fruit, is a fruit from Asia. It is a favorite to many, particularly people of Asian origin. It has a light sweet taste, an intense shape and color, and outstanding flowers. In addition to being tasty and refreshing, this contains a lot of water and other vital minerals with varied nutritional ingredients.

Rubens landes morelin

Rubens landes morelin

03/12/2012 18:13:04
Tenho um pé de Pitaya e gostaria de saber como faço para tirar as mudas? E em qual epoca é melhor?

Marisa

Marisa

03/12/2012 17:56:51
Onde posso comprar?

Edinei Pescaroli

Edinei Pescaroli

03/12/2012 17:50:44
Simplesmente o máximo, pena ser tão caro.

ARTHUR

ARTHUR

03/12/2012 17:42:06
SE ESSA FRUTA AJUDA NA LIBERAÇÃO DE INSULINA, ENTÃO PORQUE NÃO É RECOMENDADA PARA DIABÉTICOS OU PRÉ?

Telma

Telma

03/12/2012 17:27:18
Onde eu acho essa fruta?

Helsa

Helsa

03/12/2012 16:58:55
Fiquei com agua na boca, porém onde posso comprar essa fruta dos DEUSES?

Guillermo Bolaños

Guillermo Bolaños

03/12/2012 16:47:14
Existe em Santa Isabel-SP, uma plantação de Pitahaya da Nicaragua, já adaptada ao clima brasileiro, que produz muito mais frutos, em espaçamento menor, durante 8 à 9 meses por ano. Ela têm todas as qualidades medicinais reconhecidas e a um custo muito menor -pelo kilo da fruta "in natura". Ha videos desta cactácea, no You Tube. É só entrar na busca com as palavras( pitahaya, nicaragua, guillermo). Foi trazida por mim, em 1981, depois de 9 anos ela se adaptou e agora produz cada vez mais e mais frutos. Em terreno de 100 mts x 150 mts, consigo colher 2000 kilos em media por safra.

Leonor

Leonor

03/12/2012 16:46:21
Onde e como posso comprar essa fruta?

Claudio

Claudio

03/12/2012 16:29:07
A materia faz parecer que a fruta é chamada Koubo sendo que ela se chama Pitaya, Koubo é o extrato feito dela não a fruta. A pitaya é uma planta nativa da América, da martinica ou colômbia sendo distribuida por varios países americanos nos Trópicos e subtrópicos sendo comum no mexico. A Pitaya já era cultivada pelos Maias.
tbm chamado de Mandacaru, o koubo? o extrato tambem é chamado de mandacaru, ou seria a pitaya!?
Sou Produtor de Pitaya sendo a de melhor qualidade no brasil e uns dos pioneiros no cultivo.. pitaya

Luiz Shinckar

Luiz Shinckar

03/12/2012 16:25:06
Mais uma fruta que surge como se tivesse sido descoberta ontem. Propriedades milagrosas não poderiam faltar, lógico. Que laboratório ou interesses ainda não revelados estarão por trás de seu "lançamento". Lembrem-se: o correto, e único, de maneira geral, é a escolha alimentar aliada a exercícios físicos e vida saudável. Todas as frutas são boas. As reportagens, cada vez, aparecem com uma diferente como se somente essa fosse o suficiente para uma vida com qualidade. Vamos aguardar o desdobramento dessa "novidade".

Graça

Graça

03/12/2012 16:11:08
Onde encontrar a fruta Koubo?

Luiz Carlos de Paula

Luiz Carlos de Paula

03/12/2012 15:47:54
A indústria farmacêutica irá boicotar a divulgação.

Marcio

Marcio

03/12/2012 15:16:58
Por acaso o nome dessa fruta não é PITAIA não?

Graça vaconcelos

Graça vaconcelos

03/12/2012 15:12:56
GOSTARIA DE SABER POR QUE O PRÉ-DIABETICO NAO PODE USAR?

Dos santos

Dos santos

03/12/2012 15:03:00
Nunca provei! Não vejo esta fruta no mercadão de SP.

Vitória Freitas

Vitória Freitas

03/12/2012 14:29:06
Interessante!

Rafael

Rafael

03/12/2012 14:17:24
Se é brasileira e se chama mandacaru, então vamos chamar de mandacaru ora. Porque koubo?

TARCISO

TARCISO

03/12/2012 14:02:03
Onde encontro esta fruta?

Milton

Milton

03/12/2012 13:45:59
Originária do nordeste brasileiro? Pode existir no nordeste brasileiro, mas longe de ser originária dali.
Sugiro verificar melhor o assunto, pois esta fruta provém da Austrália e há séculos já existe nos paises andinos. Também estou cultivando no meu quintal.

Glória

Glória

03/12/2012 13:39:05
Achei o máximo. Mas é difícil tê-la em Roraima.