Parati/RJ festeja cachaça, cultura e negócios

Festival de Pinga em Parati, no Rio de Janeiro, tem ampla programação cultural e gastronômica, que agitará a cidade de 20 a 23 de agosto

  
  

A cidade de Parati, na Costa Verde fluminense, é conhecida por suas belezas naturais e arquitetônicas, cachaça e culturas caiçaras, além da consagrada Festa Literária Internacional, cujo última edição ocorreu em julho. Tudo isso estará em destaque no 27° Festival da Pinga e de Produtos da Cultura Caiçara, no Centro Histórico, entre esta quinta-feira (20) e domingo (23).

Os participantes do evento poderão se esbaldar também na folia gastronômica, que incluirá pratos típicos como a comida de tropeiro, frutos do mar e o tradicional camarão casadinho. Na programação, apresentações musicais, folclóricas e infantis, além de shows gratuitos de choro, samba e MPB.

A grande novidade deste ano é o envolvimento de todos os sete alambiques da cidade, que estarão abertos para visitação. E, nesta edição do festival, Parati ganhará mais um rótulo: a Cachaça Mulatinha, lançamento do alambique Paratiana. O Sebrae/RJ, com parceiros, ajudou na obtenção do registro de procedência da cachaça de Parati, em 2007, que valorizou o produto da cidade. Este selo, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), garante a qualidade da bebida produzida nos alambiques filiados à Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Parati (Apacap).

Um desfile temático, encenando os tempos de engenho, escravos e tropeiros, será realizado nesta quinta (20) e na sexta-feira (21), em comemoração ao Dia do Caminho do Ouro - 21 de agosto. Melados e pedacinhos de cana de açúcar serão distribuídos para os visitantes degustarem. E a beleza caiçara também chegará às passarelas: sete meninas, cada uma representando um alambique, concorrem ao título de Rainha Caiçara.

Serviço:
27º Festival da Pinga e de Produtos Típicos da Cultura Caiçara
Dias 20 a 23 de agosto
Centro Histórico – Parati
Sebrae/RJ – (21) 2212-7971

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em