Restaurantes apresentam pratos criativos em Minas Gerais

Nomes diferenciados compõem o cardápio da edição mineira do Brasil Sabor 2009

  
  
'Quaresma de mineiro', prato criado pelo Restaurante Dona Lucinha para o Sabor Brasil

'Faixa de Gaza', 'Koni Chipu', 'Parabéns pra você', '14 Bis', 'Balaio de gato do Pelé', 'Linguiça sem trema' e 'Pé no rabo'. Estes são alguns dos pratos com nomes curiosos que fazem parte do cardápio mineiro do maior festival gastronômico do mundo, o Brasil Sabor. O festival começou na quarta-feira (29) e movimenta mais de mil restaurantes nos quatro cantos do País.

'Cacunda de Boi com farofa na garupa' é um prato composto de cupim de boi cozido e fatiado servido com farofa. O nome dado pelo dono do Bar do Zé Maria, no Mercado Central de Belo Horizonte, foi escolhido especialmente para o evento. “É um nome que chama a atenção dos clientes”, explica o proprietário Ronan Lima.

Já o Restaurante Dona Lucinha resolveu investir no divino e criou o 'Quaresma de mineiro'. Além do bacalhau típico da quaresma, ingredientes mineiros como abobrinha d'água, quiabo e angu complementam o prato. “É uma refeição para se comer em qualquer época e que mistura tradição com um toque mineiro. É pra comer rezando”, conta a dona do restaurante, Márcia Nunes.

Estes são alguns dos pratos que serão oferecidos pelos 208 estabelecimentos de 29 cidades mineiras participantes do evento. A expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel/MG) é de que sejam vendidas mais de 30 mil refeições. No ano passado, foram comercializados mais de 24 mil pratos, que geraram uma receita de aproximadamente R$ 700 mil.

O Festival

O Brasil Sabor 2009 reúne o melhor da comida brasileira e tem o objetivo de reafirmar a gastronomia como diferencial competitivo para o turismo do País. O evento é promovido pela Abrasel, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae.

Alimentação fora do lar
No Brasil
- representa quase 1 milhão de empresas
- emprega 6 milhões de pessoas
- gera, diretamente, 2,4% do PIB brasileiro

Em Belo Horizonte
- são 12 mil estabelecimentos
- geração de aproximadamente 72 mil empregos

Serviço:
Festival Brasil Sabor 2009
29 de abril a 31 de maio
Informações no site www.brasilsabor.com.br
Assessoria de Imprensa Sebrae/MG - (31) 3379-9275 / 9276

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Carlos

Carlos

21/10/2010 16:26:05
A comida mineira dentro da sua simplicidade ganha riqueza no sabor , junção de varios alimentos,
Parabéns pela criatividade de todos!