Sabores do Brasil

Culinária de todo o país pode ser encontrada na área de gastronomia do 5º Salão do Turismo

  
  
Toneladas de alimentos foram consumidos pelos visitantes durante os cinco dias de Salão do Turismo

O Espaço Brasil Sabor, parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), deste ano foi sucesso absoluto no 5º Salão do Turismo. Toneladas de alimentos foram consumidos pelos visitantes durante os cinco dias de Salão do Turismo. Ao todo, o espaço conta com cem profissionais entre cozinheiros, auxiliares e atendentes trabalhando 24 horas por dia, todos com treinamento específico em segurança alimentar, atendimento e preparo de receitas.

Em quantidade foram produzidas mais de 1,7 mil toneladas de peixe, 1,5 mil toneladas de carne, utilizados cerca de 200 kg de sal. Somados, feijão e arroz juntos são mais de 1,8 mil toneladas. Todos os alimentos que sobrarem ao fim do evento serão doados. “Neste ano sinto que as pessoas entenderam a proposta do espaço, vieram realmente com o intuito de conhecer um pouco mais da gastronomia de diferentes regiões brasileiras”, afirma a chef mineira Raquel Solmucci, responsável pelo cardápio da região Sudeste.

O Nordeste do Brasil está representado pelo paulista naturalizado pernambucano Valter Jarocki, que destaca como ponto forte da sua ilha de atendimento o prato escondidinho e o famoso o Sertão vai virar Mar, feito de camarões coberto por purê. À frente do Centro-Oeste e do Sul está Leôncio Rodrigues Pereira que a cada ano que passa gosta mais de participar da manifestação gastronômica do país.

A região Norte, coordenada pelo renomado chef Fábio Sicilia, apresentou como campeões de audiência os peixes Tambaqui, Tucupi e Jambu. “Na hora de comer, o agrião do Pará deixa na boca uma sensação diferente, os lábios parecem dormentes e isso causa curiosidade de diversão entre as pessoas que provam”, comenta Fábio.

A belenense Patrícia Gonçalvez, psicóloga de 26 anos, participa pela primeira vez dessa experiência gastronômica afirma: “A maniçoba é meu prato favorito e está realmente tão deliciosa quanto a que como em Belém”

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Ednalva ferreira santos

Ednalva ferreira santos

30/06/2011 22:44:41
Trabalhei na Feira de Turismo em 2010 e amei! Gostaria de trabalhar em 2011 no Brasil sabor!