Salinas (MG) abre Festival Mundial da Cachaça

Donos de alambiques no norte de Minas querem aumentar a participação no mercado nacional

  
  

Produtores do maior pólo de cachaça artesanal do Brasil esperam aumentar as vendas internas durante o Festival Mundial da Cachaça em Salinas, norte de Minas Gerais, a partir desta sexta-feira (17). Apoiados pelo Sebrae/MG, os expositores apresentam ao público mais de 50 marcas da bebida. O festival prossegue até domingo (19).

Durante a Feira, o Sebrae/MG promove a Agenda de Relacionamento, um encontro comercial que reúne pequenos produtores e compradores. Antônio Eustáquio Rodrigues, dono das marcas Seleta e Boazinha, é um dos participantes do encontro. Ele emprega 150 pessoas no negócio e tem uma produção anual que gira em torno de 1,5 milhões de litros.

Trinta por cento das vendas são feitas por telefone e por representantes comerciais de Belo Horizonte, Montes Claros, Brasília, Goiânia e São Paulo. "Neste encontro teremos um contato mais direto com os compradores", diz Rodrigues.

Antônio quer aproveitar a presença dos mais de 35 mil visitantes do festival para divulgar seu negócio. "Da cidade de Salinas saem as melhores cachaças artesanais. Nossos consumidores são nossos principais vendedores", afirma.

A região de Salinas reúne 23 produtores de cachaça artesanal e 109 agricultores familiares. Eles formam a Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas (Apacs). A produção anual do grupo é de cinco milhões de litros.

Os produtores da Apacs são apoiados pelo Sebrae/MG. A Instituição desenvolve em cinco municípios da região ações para melhorar a competitividade, aumentar a produção e a exportação da bebida.

O Festival

O evento é um dos principais no calendário oficial de festivais de cachaça do País. A programação inclui degustações, palestras sobre marketing, produção e vendas, shows e a realização do tradicional Roteiro Turístico de Negócios da Cachaça, que apresenta ao visitante o processo de produção de vários alambiques da região.

O Festival Mundial de Cachaça é promovido pelo Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas, com o apoio do Sebrae/MG.

Serviço:
Festival Mundial de Cachaça
De 17 a 19 de julho
Salinas/MG
Assessoria de Imprensa do Sebrae/MG - (31) 3379-9275 e 3379-9276

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em