Temporada Gastronômica do Pinhão em Campos do Jordão

Acontece em Festa Regional e nos Restaurantes com o Selo Cozinha da Montanha

  
  
Mousse de Pinhão, do Restaurante Bia Kaffee

Campos do Jordão é uma excelente opção de destino, onde a cada tempo pode-se desfrutar de belíssimos passeios e românticas paisagens, ar puro e clima ameno, lazer e requinte em ambientes aconchegantes com lareiras nos hotéis e nos restaurantes, que cada vez mais estão conquistando os paladares mais exigentes com eventos gastronômicos que acontecem nas quatro estações do ano, trazendo novidades e criações imperdíveis elaboradas com produtos produzidos na região.

A exemplo, o Calendário Gastronômico de 2009 iniciou no verão com o tema cerveja artesanal na gastronomia e agora na estação do outono, no período de 15 de abril a 17 de maio de 2009, acontece a esperada Temporada Gastronômica do Pinhão, que apresenta uma festa regional nas ruas da cidade e também ganha espaço diferenciado nos cardápios de 21 restaurantes que possuem o selo de qualidade Cozinha da Montanha.

Nos bosques e montanhas de toda a região a visão belíssima das Araucárias faz parte do cartão postal da cidade e já a partir de abril até junho, a pinha - fruto da árvore fêmea - é abundante e cai na terra, permitindo a cata do pinhão. Tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção, a Araucária se desenvolve melhor acima dos 1000 metros de altitude. Cada pinheiro produz de 60 a 80 kg de pinhão, o que gera um aumento de renda expressivo para os catadores de pinhão, uma curiosa profissão sazonal desenvolvida na cidade, visando o comércio para fornecimento principalmente aos restaurantes e venda direta ao turista, nas ruas principais da estância.

Vale conferir a criatividade dos chefs que participam da Temporada Gastronômica do Pinhão 2009, que nos últimos 4 anos, considerando os pratos de todos os restaurantes pertencentes ao Grupo, reuniu mais de 100 receitas diferentes com o fruto, entre saladas, pratos principais e sobremesas. Algumas delícias do festival:

- Restaurante Araucária - Cuscuz Marroquino com Pinhões;
- Restaurante Bia Kaffee - Mousse de Pinhão;
- Charpentier - Vitela recheada com spaghettini ao molho de pinhões;
- Restaurante Caramello - Bacalhau ao purê de mandioquinha e pinhões;
- Restaurante Eco Parque da Montanha - Terrine de Pinhão ao Queijo Brie;
- Restaurante La Gália - Palheta de Javali recheada de Farofa de pinhões;
- Restaurante Le Foyer - Truta em escamas de pinhão, gratinada ao molho roquefort.
- Restaurante Lenz Gourmet - Mariscada com Pinhões;
- Restaurante Mercearia Campos - Batata recheada com frango e creme de pinhões;
- Restaurante Serra da Estrela - Trouxinhas recheadas com pinhão;
- Restaurante Spazio Di Paolo - Tortelone de pinhão.

Além de saborear os pratos da Temporada Gastronômica do Pinhão, os turistas poderão participar de Aulas de Gastronomia, que acontecerão no Espaço SCA, nos finais de semana do evento, com os chefs dos restaurantes do Grupo Cozinha da Montanha. As aulas são gratuitas para grupos de 30 participantes/aula, bastando fazer a inscrição antecipada no local do evento ou por telefone. Espaço SCA - Av. Dr. Emilio Ribas, 870 - Capivari - Campos do Jordão ou através do telefone (12) 3663.4497 e e-mail: cozinhadamontanha@gmail.com

Ainda, durante a Temporada para quem escolher o prato do evento, um vinho Chateau Lacave e pagar com o cartão Mastercard -patrocinador do evento - os restaurantes estarão oferecendo um brinde gourmet, uma garrafa de Chateau Lacave Reserva Ancelotta de 187 ml com o selo Cozinha da Montanha.

Para maiores informações sobre Campos do Jordão, promoções de hotéis e reservas em restaurantes, acessem os sites www.portaldecampos.com e www.camposdojordao.com.br ou www.cozinhadamontanha.com.br

Fonte: Anice Aun Assessoria São Paulo

  
  

Publicado por em