Campanha internacional pede a homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol-RR

Ao todo, 76 organizações de defesa dos direitos indígenas e do meio ambiente da Europa, Austrália, Indonésia, Malásia, Estados Unidos, Canadá, Suriname e Brasil assinaram o documento pela homologação da TI Raposa-Serra do Sol. Entre elas estão: Environme

  
  

Ao todo, 76 organizações de defesa dos direitos indígenas e do meio ambiente da Europa, Austrália, Indonésia, Malásia, Estados Unidos, Canadá, Suriname e Brasil assinaram o documento pela homologação da TI Raposa-Serra do Sol. Entre elas estão: Environmental Defense (EUA), Forest Peoples Programme (Inglaterra), Greenpeace, Borneo Resources Institute-BRIMA (Malásia) e a Associação de Autoridades Saramaka(Suriname).

No texto, datado de 11 de dezembro,as organizações afirmam que a homologação da demarcação da TI Raposa- Serra do Sol vinha sendo obstada por uma disputa judicial nos tribunais brasileiros desde 1999.

Recentemente, a disputa foi encerrada com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que extinguiu a ação do governo de Roraima contra a demarcação da TI. Por entender que a TI Raposa-Serra do Sol é uma das últimas grandes pendências em relação à demarcação de terras indígenas no Brasil, os signatários da carta pedem a FHC que assine o decreto de homologação.

A Rainforest Foundation dos Estados Unidos e a Pro REGENWALD da Alemanha, que organizaram a campanha e vêm acompanhando há muito tempo a luta pelos direitos dos povos indígenas de Roraima, esperam, assim, dar sua contribuição para que a TI Raposa-Serra do Sol seja homologada.

Fonte: ISA

  
  

Publicado por em