Conselho Indígena de Roraima divulga dossiê sobre a situação dos índios

Para alertar a opinião pública e os próprios índios sobre as sucessivas agressões e impunidades ocorridas em Roraima, o CIR - Conselho Indígena de Roraima divulgou na sexta-feira (21/2) um dossiê sobre os crimes cometidos contra os povos indígenas. O

  
  

Para alertar a opinião pública e os próprios índios sobre as sucessivas agressões e impunidades ocorridas em Roraima, o CIR - Conselho Indígena de Roraima divulgou na sexta-feira (21/2) um dossiê sobre os crimes cometidos contra os povos indígenas.

O conteúdo do documento, elaborado por Ana Paula Souto Maior, está no site do Conselho, apresenta um histórico do processo de demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, iniciado pela Funai - Fundação Nacional do Índio em 1978, com portaria declaratória do Ministério da Justiça publicada em 1998.

O dossiê mostra uma síntese dos atentados, ameaças, violências e assassinatos cometidos por polícias, exército, fazendeiros, garimpeiros e políticos contra os índios. A violência em Roraima registra 21 tentativas de homicídio, 54 ameaças de morte, 51 agressões físicas, 80 casas destruídas, 71 prisões ilegais, 05 roças queimadas e 05 cárceres privados.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em