Índios pedem ajuda do Governo Federal para enfrentar problemas de violência e posse de terras

Após audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, o cacique Gerson Pataxó, da tribo Pataxó Hã Hã Hã, disse que, no encontro, foi discutida a criação de uma comissão que irá ao sul da Bahia estudar os problemas enfrentados

  
  

Após audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, o cacique Gerson Pataxó, da tribo Pataxó Hã Hã Hã, disse que, no encontro, foi discutida a criação de uma comissão que irá ao sul da Bahia estudar os problemas enfrentados pelos índios da região.

Durante a reunião, da qual participaram 50 índios, o cacique entregou ao presidente um documento que relata a violência que a tribo vem sofrendo. Segundo o cacique, 16 líderes indígenas foram assassinados desde 1982.

O cacique Gerson disse, ainda, que o presidente prometeu conversar com os ministros do Supremo Tribunal Federal para tentar agilizar o julgamento que pede a nulidade de títulos de terras indígenas concedidos a fazendeiros.

Os índios, que hoje ocupam 8 mil hectares de terra no sul da Bahia querem recuperar os 54 mil hectares que, segundo eles, são de terras indígenas e hoje estão de poder de cerca de 400 fazendeiros.

" Esse processo está há 20 anos no Supremo Tribunal Federal e nós esperamos que agora ele seja votado e as terras voltem para os índios", disse o cacique.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em