Mato Grosso terá primeira TV Indígena do País

Mato Grosso vai sediar o primeiro canal de TV Indígena do país. Trata-se do canal Aldeia Virtual, projeto da Fundação Raoni, instituição formada por lideranças indígenas e colaboradores da sociedade nacional e internacional, que desenvolve projetos na áre

  
  

Mato Grosso vai sediar o primeiro canal de TV Indígena do país. Trata-se do canal Aldeia Virtual, projeto da Fundação Raoni, instituição formada por lideranças indígenas e colaboradores da sociedade nacional e internacional, que desenvolve projetos na área de educação, cultura, agricultura e eco-turismo.

Inicialmente o canal será instalado na Aldeia Cachoeira, Terra Indígena Kapoto/Jarina, situada nos município de Peixoto de Azevedo e São José do Xingu/MT, onde mora o cacique Raoni Mentuktire, que faz parte do sub-grupo Kayapó.

O cacique representou a Fundação, no último dia 30, em reunião com o Secretário para o Desenvolvimento das Artes Visuais do Ministério da Cultura, Orlando Senna.

Os índios já possuem alguns equipamentos como ilhas de edição e câmeras, e muitos prêmios ganhos em festivais no Japão e nos Estados Unidos, mas necessitam principalmente de apoio técnico. Este virá da TV Educativa.

A população da aldeia Kapoto/Jarina é de aproximadamente 600 índios, mas todo o povo Kayapó gira em torno de 12 mil pessoas que reivindicava, há tempos, um canal de mídia onde pudesse expressar sua riqueza cultural.

O canal ainda não tem data de estréia. A coordenação também está em aberto, segundo a assessoria de imprensa da Funai.Mas o secretário considerou de suma importância e urgente a instalação desse canal, na perspectiva da democratização da televisão brasileira. Grupos indígenas dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália já têm canais próprios.

Fonte: Estação Vida

  
  

Publicado por em