Pesquisadores catalogam jogos e brincadeiras entre os índios Kamaiurá

Em dez dias de levantamento de campo, o projeto “Jogos Indígenas do Brasil” constatou a existência de seis brinquedos, quatro brincadeiras e seis jogos entre os índios Kamaiurá, no alto Xingu (Mato Grosso). Entre os brinquedos encontrados

  
  

Em dez dias de levantamento de campo, o projeto “Jogos Indígenas do Brasil” constatou a existência de seis brinquedos, quatro brincadeiras e seis jogos entre os índios Kamaiurá, no alto Xingu (Mato Grosso).

Entre os brinquedos encontrados pela equipe de
pesquisadores destaca-se o Mocareara angap - uma espécie de arma de pressão fabricada com bambu e que utiliza a polpa do fruto do pequizeiro para criar um artefato utilizado em brincadeiras de caça.

Já entre os jogos o destaque é o Mojarutap Myrytsiowit (Cama de Gato), no qual os índios Kamaiurá criam diversas figuras ligadas a sua cultura, demonstrando habilidade manual e originalidade.

Outro jogo curioso é o U?’U?, que é diferente de qualquer outro até então conhecido e voltado para o desenvolvimento da habilidade de observação. Nele, um fio feito com palha de Buriti bem fino é encoberto pela areia e os jogadores têm de descobrir em que direção ela se encontra.

O projeto “Jogos Indígenas do Brasil”, desenvolvido pela Origem Jogos e Objetos e patrocinado pela Robert Bosch América Latina, por meio da Lei Rouanet, tem por o objetivo realizar um levantamento do universo lúdico dos índios brasileiros.

A pesquisa de caráter inédito no País realizando levantamentos entre os povos Bororo e Pareci,no Mato Grosso; e os Terena, no Mato Grosso do Sul. Em janeiro, o projeto continua com visitas a aldeias no Maranhão, Minas Gerais e São Paulo.

Fonte: In Press Porter Novelli

  
  

Publicado por em

Eliseu

Eliseu

12/01/2009 23:11:01
Olá! Acabei de concluir um projeto no qual me empenhei nos últimos dias: O ALMANAQUE DE BRINCADEIRAS.

Ele contém 500 atividades recreativas, entre brincadeiras ao ar livre, dinâmicas de grupo, brincadeiras de salão, brincadeiras para gincana, brincadeiras para crianças e adolescentes de todas as idades (do pré-escolar ao ensino médio).

É uma obra bem elaborada e incrivelmente completa. Item obrigatório em qualquer instituição de ensino ou organização que desenvolve atividades com crianças.

Também é interessante para pais e voluntários que promovem brincadeiras com a garotada da família e da vizinhança. São atividades bem legais e fáceis de fazer, que com certeza irão promover momentos intensos de alegria e lazer saudáveis.

Baixe esse manual e ponha em prática as brincadeiras. Além de estar garantindo uma infância mais saudável às nossas crianças, você também estará garantindo a todos os participantes momentos inesquecíveis de felicidade.

ACESSE:
http://brincadeirasderua.zip.net