Programa Aldeia Produtiva beneficia famílias indígenas de Tacuru em MS

O objetivo do Programa é inserir as aldeias indígenas no sistema produtivo, de forma a garantir a subsistência dos que nelas vivem por meio da produção e comercialização de produtos oriundos da terra.

  
  

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência municipal de Tacuru, em parceria com a prefeitura municipal e lideranças indígenas do município realizou na última semana, o repasse de óleo diesel e de sementes de milho a famílias indígenas da Aldeia Sassoró e Jaguapiré.

A entrega dos produtos foi feita através do Programa Aldeia Produtiva, que tem como principal objetivo, inserir as aldeias indígenas no sistema produtivo, de forma a garantir a subsistência dos que nelas vivem por meio da produção e comercialização de produtos oriundos da terra.

No total foram repassados às aldeias seis mil litros de óleo diesel que serão utilizados no preparo de solo, sendo três mil para cada aldeia e 84 sacas de sementes de milho para plantio na safrinha, sendo 42 sacas para cada uma delas.

A iniciativa beneficiou 70 famílias da aldeia Sassoró e 50 famílias da Aldeia Jaguapiré, e auxiliará o trabalho produtivo que está sendo realizado em uma área de 200 hectares.

O Programa Aldeia Produtiva, por meio de assistência técnica, já está distribuindo às prefeituras, para repasse às comunidades indígenas, insumos como sementes, mudas, calcário, fertilizantes e óleo diesel. Por meio do programa estão sendo realizados também, cursos de capacitação, construção de Centros Comunitários e adquiridos produtos para fomento das ações ligadas à produção de leite, mandioca, milho e arroz, além de 6.850 sacas de sementes de arroz e milho safrinha.

Para o incremento da produção nas comunidades indígenas, o Programa repassará ainda, 68 patrulhas mecanizadas para todas as aldeias do Estado. Mato Grosso do Sul apresenta atualmente, a segunda maior população indígena do país, com mais de 64 mil pessoas.

Fonte: Governo do Mato Grosso do Sul

  
  

Publicado por em