Seduc / MA promove capacitação de professores indígenas

O curso está sendo ministrado no Centro Anajás, atendendo a 61 professores índios das etnias Krikati, Pukoyê e Tentehar das regiões de Amarante, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.

  
  

Para capacitar os professores de educação indígena, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoverá até setembro a segunda etapa do curso de magistério intercultural- magistério indígena. O curso acontece nos pólos de Imperatriz, Barra do Corda e Santa Inês, envolvendo 247 pessoas. Em cada pólo a antropóloga e consultora da Seduc, Rosa Panet ministrará a palestra “A Educação Escolar Indígena e a Pedagogia de Célestin Frenet”.

Durante a capacitação serão trabalhadas as disciplinas Metodologia da Alfabetização (72 h/a), Metodologia da Pesquisa (72 h/a), Avaliação e Planejamento Educacional (36 h/a) e Introdução ao Estudo das Línguas Indígenas (36 h/a). Esta última será ministrada por professores indígenas formados na primeira turma do magistério indígena em 2002.

No pólo de Imperatriz a capacitação teve inicio no último dia 6 e prosseguirá até o dia 30. O curso está sendo ministrado no Centro Anajás, atendendo a 61 professores índios das etnias Krikati, Pukoyê e Tentehar das regiões de Amarante, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.

Em Barra do Corda a capacitação terá inicio na nesta segunda-feira ( 13), no CEM João Pedro Freitas e vai atender 174 índios das etnias Krepunkatejê, Krejê e Tentehar das regiões de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Grajaú e Itapaiva do Grajaú. O encerramento está previsto para acontecer no dia 8 de maio.

A capacitação no pólo de Santa Inês terá inicio na próxima segunda-feira (13), no CEM José Diniz Alves para atender 12 professores índios das etnias Ka’apor e Tentehar do Pindaré.

Fonte: Secretaria de Turismo do Maranhão

  
  

Publicado por em

Luis Salles

Luis Salles

06/08/2009 18:28:11
Olá boa noite ! O Maranhão está de parabéns por tomar esta iniciativa, sabemos que a necessidade é muito grande de professores capacitados para lidar com os "índios", estes que foram a base sólida do nosso Brasil. Espero e confio que o Maranhão desenvolva outros trabalhos de capacitação.
Só falta fazer concurso!

Thais A.

Thais A.

13/04/2009 21:08:13
Oi, eu sou Thais, estou no 6 ano, e vou usar essa noticia na minha lição de casa.

Acho muito legal o que estão fazendo pelos índios, pois como qualquer um, eles merecem educação e respeito...
O governo esta indo pelo caminho certo!

Parabéns!!!