ABETA realiza Oficinas Socioambientais nos 16 destinos do Programa Aventura Segura

Iniciativa tem como meta mobilizar empresários de turismo de aventura e ecoturismo na adoção de práticas socioambientais em seus negócios.

  
  

Este mês, a ABETA dará início às oficinas de Disseminação de Práticas Socioambientais nos 16 destinos do Programa Aventura Segura. As oficinas serão divididas em duas partes: teórica e prática. A parte teórica abordará temas como Responsabilidade Ambiental, Tecnologias Apropriadas, Planejamento Integrado, Comércio Justo, Turismo e Unidades de Conservação, Estudos de Caso e exemplos do local.

Oficinas Socioambientais

As ações práticas estão sendo definidas destino a destino, conforme a realidade e interesses locais. No destino Serra do Cipó será feito plantio de mudas em trilas e também construção de bancos e mesinhas de madeiras em área de descanso no Parque Nacional. No destino Serra dos Órgãos, também em parceria com o parque nacional, serão avaliadas alternativas mais sustentáveis para a captação de água e abastecimento de energia de um dos abrigos que serão reformados. Há ainda propostas de mutirões de limpeza em áreas públicas, oficina de confecção de artesanato com material reciclável, campanha de incentivo à coleta seletiva de resíduos sólidos, entre outras idéias criativas dos parceiros ABETA em cada destino!

Oficinas Socioambientais

Segundo a Coordenadora Socioambiental da ABETA, Lucila Egydio, o objetivo da ação é sensibilizar os empresários locais, o poder público e demais parceiros para que participem de uma iniciativa prática no local. “As oficinas têm como objetivo mobilizar o empresariado envolvido com turismo de aventura e ecoturismo para que os mesmos adotem práticas socioambientais em seus negócios”, explica. O portal socioambiental trará informações atualizadas sobre as propostas e os resultados de cada oficina.

Os 16 destinos do Programa Aventura Segura receberão as oficinas socioambientais durante os próximos meses, sendo eles Rio de Janeiro, Serra dos Órgãos, PETAR, Chapada dos Veadeiros, Serra do Cipó, Bonito, Florianópolis, Fortaleza, Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina, Brotas, Foz do Iguaçu, Manaus, Serra Gaúcha, Socorro e Fernando de Noronha.

Para mais informações sobre inscrições, datas e locais das oficinas acesse:http://www.aventurasegura.org.br/socioambiental/oficinas

ABETA
Rua Rio Grande do Norte 1560 / sala 401
Savassi - Belo Horizonte – MG
CEP 30130-171
Tels. (31) 3261-5707 / 3227-1678
info@abeta.com.br

Coordenação de Comunicação e Articulação: Marianne de Oliveira Costa
marianne@abeta.com.br

Assessoria de imprensa ABETA
ADSV Comunicação e Marketing: (31) 2535-5533
Carlos Jáuregui (assessor de imprensa): (31) 9931-8088
Viviane França (estagiária de comunicação)
e-mail: imprensa@adsv.com.br e carlos@adsv.com.br

  
  

Publicado por em