Melhores práticas de responsabilidade social serão apresentadas nos indicadores Ethos 2004

As empresas que desejarem comparar seus resultados com as melhores práticas de responsabilidade social empresarial têm até o dia 20 de outubro para enviar as respostas dadas ao questionário dos Indicadores Ethos 2004.O`download` pode ser feito gratuitamen

  
  

As empresas que desejarem comparar seus resultados com as melhores práticas de responsabilidade social empresarial têm até o dia 20 de outubro para enviar as respostas dadas ao questionário dos Indicadores Ethos 2004.O`download` pode ser feito gratuitamente no site . Para preenchimento, basta seguir as instruções.

Os Indicadores Ethos foram desenvolvidos pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e têm como principal finalidade auxiliar as empresas a gerenciar os impactos sociais e ambientais decorrentes de suas atividades. Instrumentos de auto-avaliação e de aprendizagem, os Indicadores são de uso essencialmente interno e abrangem os seguintes temas: Valores; Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; bem como Governo e Sociedade.

A empresa interessada em verificar seus resultados de 2004 em relação às melhores práticas de RSE deverá enviar suas respostas ao Instituto Ethos até o próximo dia 20 de outubro. A pontuação obtida será apresentada no Relatório de Diagnóstico e poderá ser comparada com a do grupo das melhores notas (`benchmark`) e com a média obtida pelo conjunto de empresas que responderam o questionário. Os dados remetidos pelas empresas e os respectivos relatórios são tratados com a máxima confidencialidade.

A edição 2004 dos Indicadores Ethos aborda aspectos novos, como assédio moral, comércio justo e trabalho forçado. Há também o Guia de Compatibilidade de Ferramentas, um esforço do Instituto Ethos de organizar as principais ferramentas existentes em âmbito internacional (ISO, SA8000, AA1000, etc...) e otimizar sua aplicação. Outra novidade da versão 2004 é o estabelecimento da relação entre Indicadores Ethos, os princípios do Pacto Global (Global Compact) e as Metas do Milênio das Nações Unidas.

Desde 2003, o Instituto Ethos põe à disposição das empresas os Indicadores Setoriais, específicos para determinados segmentos da economia. Até o momento, os setores contemplados são: distribuição de energia elétrica, panificação, bares e restaurantes, bancos, mineração, papel e celulose.

O primeiro diagnóstico dos Indicadores Ethos foi realizado em 2000, a partir das respostas enviadas por 71 empresas. Em 2001, houve um crescimento de 68%, com 119 empresas enviando suas respostas. Em 2002, o grupo de empresas participantes do Relatório de Diagnóstico subiu para 237. Em 2003, participaram 323 empresas. Para 2004, a estimativa é de aproximadamente 500 empresas.

Vale ressaltar que as empresas respondem e enviam os questionários voluntariamente e que o Instituto Ethos não confere nenhum tipo de prêmio ou certificado por isto. Todos os questionários são tabulados igualmente segundo processo de pontuação do Ethos e todas as perguntas valem pontos. Não há diferenciação entre porte ou setor empresarial, exceto para os já contemplados pelos indicadores setoriais.

Fonte: Instituto Ethos

  
  

Publicado por em