Namastê! 4 lugares para praticar Yoga de graça no Brasil

A prática que promove equilíbrio entre corpo e mente pode ser feita sem custo em quatro das principais capitais do país

  
  
Praia? Campo? Parque? Em qual ambiente você gostaria de praticar yoga?

Se alguma vez você já conversou com uma pessoa praticante de Yoga, provavelmente deve ter notado algo diferente em seu semblante. E se você já praticou Yoga pelo menos uma vez, também deve ter se sentido diferente após o exercício. Isso porque esta prática milenar que nasceu na Índia é um exercício que promove não apenas o bem-estar físico, mas também mental e espiritual. E o melhor, é oferecida de graça em algumas das principais capitais do Brasil.

Por isso, estar apertado não é mais motivo para deixar de cuidar do corpo e da mente. Nessas quatro cidades brasileiras, além de não precisar gastar, é possível aproveitar os cenários maravilhosos ao ar livre para praticar Yoga, já que o contato com a natureza tem tudo a ver com a filosofia da aula. Então, que tal descobrir o poder da Yoga em sua vida? Namastê!

1. Curitiba

Os belos parques de Curitiba são cenários perfeitos para praticar yoga

Quem já passou pelo sul do país e visitou a capital paranaense sabe que os belos parques são uma marca registrada da cidade. E quer lugar melhor para meditar e relaxar do que esse?

Por isso, em Curitiba a Yoga gratuita é oferecida por meio do projeto “Yoga no Parque”, com aulas durante toda a semana em diversos pontos. Dois dos mais famosos parques da cidade, o Jardim Botânico e o Parque Barigui, recebem a atividade aos sábados, às 10h.

Essa iniciativa vem da AYP, Associação Yoga no Parque, que em 2014 reuniu 12 mil adeptos à atividade. As aulas são gratuitas, contam com instrutores formados e só pedem aos praticantes que levem um tapete ou canga para realizar as posturas no chão.

Pessoal praticando yoga no Jardim Botânico, em Curitiba

2. Brasília

Programas sociais do governo levam a yoga de graça até o público

A capital do país é a nossa referência em centro econômico e político, mas também não deixa de oferecer opções a quem deseja deixar o estresse de lado e respirar fundo com a Yoga.

Essa oportunidade é proporcionada por meio da Secretaria da Saúde do Estado, que ministra aulas individuais e em grupos nos centros de saúde do Distrito Federal, como parte do trabalho das agentes comunitárias de saúde.

Dentre os locais contemplados nesse trabalho, de acordo com a Agência Brasília, estão o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) de Samambaia, os Centros de Saúde n° 1, 2 e 4 de Samambaia, Equipe da Estratégia Saúde da Família 403 do Recanto das Emas (projeto para idosos) e também no Centro de Saúde n° 2 do Paranoá.

3. Rio de Janeiro

As praias e o calor carioca compõem o cenário da yoga no Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa inspira qualquer turista com sua beleza única e praias incomparáveis. Agora, imagina praticar Yoga em um cenário como esse!

Essa experiência inesquecível pode ser aproveitada na praia de Ipanema, com o famoso aulão de Yoga na praia. Quem oferece a prática é o Espaço 88Yoga88, na altura da rua Teixeira de Melo, sempre aos domingos, às 9h, de 15 em 15 dias.

A praia de Ipanema recebe aulas gratuitas de yoga. É só levar a canga e aproveitar!

Mas, se seu espaço preferido no Rio é a zona sul, pode aproveitar o Quiosque da Globo, em Copacabana, que oferece aulas de Yoga com a instrutora Lila Shakti, às quartas e sextas-feiras, entre 8h e 9h. O espaço fica na Avenida Atlântica, na altura da Rua Miguel Lemos.

E desde julho de 2014 o Quiosque da Globo também chegou a Niterói, para ministrar aulas de Yoga na praia de Icaraí, às segundas-feiras, entre 8h e 9h, à faixa de areia entre as ruas Pereira da Silva e Presidente Backer. Fica aí a dica para os amantes da areia de praia!

4. São Paulo

Os parques de São Paulo são os espaços onde a yoga pode ser aproveitada de graça

E para fechar essa lista, a capital mais movimentada do país não poderia ficar de fora. Sinônimo de movimento e agitação, São Paulo também oferece um refúgio aos que buscam meditação e equilíbrio.

Para encontrá-lo, basta ir até os parques da cidade. No Burle Marx, Gramado das Palmeiras, a Yoga acontece todo quarto domingo do mês, às 9h; além das aulas de Tai Chi Chuan, toda quarta-feira, às 10h.

Já no Parque do Ibirapuera, as aulas de Yoga acontecem todos os sábados, às 9h, na praça do Porquinho, e no domingo, também às 9h, na Serraria. E tem ainda o Parque Villa-Lobos, com aulas aos sábados, das 8h30 às 10h30, no Espaço Vida.

  
  

Publicado por em