Pernambuco recebe espanhóis que irão discutir responsabilidade socioambiental

Cada inscrição no concurso foi revertida numa muda a ser plantada no Parque Indígena de Xingu, totalizado 10 mil árvores.

  
  

“Ganhe uma viagem, plante uma árvore e conheça o Brasil”. Foi através deste concurso, promovido pela Embratur, durante a última edição do "Rock in Rio", em Madri e Lisboa, que Pernambuco foi escolhido para ser o destino de um grupo de espanhóis que virão ao Brasil para plantar uma árvore e difundir a importância da adoção da responsabilidade socioambiental pelo mundo.

Até plantar as mudas em terras tupiniquins, os três jovens espanhóis, que chegam ao Recife no próximo sábado (25/10), estiveram entre os 10 mil inscritos no concurso que elegeu as três melhores fotos, todas com paisagens brasileiras ao fundo, tiradas num stand montado pela Embratur nas duas etapas do "Rock in Rio".

A votação, que aconteceu durante um mês, no próprio endereço eletrônico do festival, acumulou mais de 100 mil visitas ao site, gerando grande disseminação das questões de educação ambiental pela Europa, além de uma excelente divulgação do destino Pernambuco.

Durante os sete dias em que os vencedores passam conhecendo os litorais norte e sul e o interior do estado, Pernambuco vira palco de um debate sobre práticas sustentáveis que possam ser geridas através da mobilização da sociedade e entidades civis.

Porém, o ponto alto dessa discussão, já que em Pernambuco a plantação da muda será apenas um ato simbólico, é chamar a atenção de todos para o projeto "Y Ikatu Xingu", que visa estimular a implantação de programas de educação ambiental que possam proteger e recuperar as nascentes e matas à beira do rio Xingu, no Mato Grosso. Cada inscrição no concurso foi revertida numa muda a ser plantada no Parque Indígena de Xingu, totalizado 10 mil árvores.

Além de Pernambuco, onde a "plantação simbólica" está prevista para acontecer na Oficina Francisco Brennand, na próxima segunda-feira (27/10), Minas Gerais também terá a sua, sendo que com um grupo de seis jovens portugueses, vencedores da etapa Lisboa. Os dois estados foram escolhidos pela Embratur para representar o Brasil, nesta promoção, por serem destinos muito bem trabalhados no exterior.

Fonte: Ricardo Araújo / SeTur

  
  

Publicado por em