3° Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo

De 29 de novembro a 2 de dezembro, empresários, autoridades e especialistas de 43 países vão se reunir em Porto Alegre para discutir o papel do turismo na promoção da paz e do desenvolvimento sustentável durante o Destinations2006, o

  
  

De 29 de novembro a 2 de dezembro, empresários, autoridades e especialistas de 43 países vão se reunir em Porto Alegre para discutir o papel do turismo na promoção da paz e do desenvolvimento sustentável durante o Destinations2006, o 3° Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável. A responsabilidade pela execução do Fórum é do Instituto de Hospitalidade (IH), que também foi seu idealizador.

Organização não-governamental que atua em todo o Brasil, o IH vem desenvolvendo vários projetos no Rio Grande do Sul que contribuem para o desenvolvimento sustentável do turismo e são exemplos de como aplicar, na prática, os ideais do Fórum.

Em Santa Tereza, na Serra Gaúcha, o Movimento Brasil de Turismo e Cultura estimula o desenvolvimento local sustentável por meio do turismo e da valorização da cultura desde 2004. As ações do programa na cidade são identificadas pela marca "Santa Tereza uma história que se conta..." O tema escolhido procura refletir a realidade de uma comunidade que conserva viva em suas práticas culturais e cotidianas a história de sua formação. A logomarca criada recupera a importância da intimidade e dos laços familiares. O conceito é simbolizado por um álbum de fotografias e reforçado pela grafia elaborada, própria de uma época de requinte e
capricho.

"As experiências de Gramado e Canela, no Vale dos Vinhedos, são importantes para Santa Tereza, mas estamos implantando um modelo de turismo diferente em nossa cidade. Queremos um turismo mais familiar, mais autêntico", afirma Cezar Prezzi, presidente da Associação de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Tereza. Um dos resultados desse trabalho é o projeto de revitalização da Orquestra de Acordeons de Santa Tereza, já aprovado pelo Ministério da Cultura, e atualmente em implementação.

Ainda na Serra Gaúcha, neste mês de novembro o IH começa a investir na qualificação e na certificação de pessoas e de sistemas de gestão da sustentabilidade em pequenos hotéis, pousadas e albergues. É o programa Bem Receber - Qualidade Profissional e Gestão Sustentável, que até abril de 2008 deve ser implantado em 30 destinos turísticos brasileiros.

Na Serra Gaúcha, o trabalho será iniciado com um grupo de 15 pequenos hotéis, pousadas e albergues, e está sendo articulado em parceria com o Sebrae local, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares - Região Uva e Vinho, e o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares, Região das Hortênsias.

Em Porto Alegre, o programa Trilha Jovem - Turismo e Responsabilidade Social está preparando cerca de 120 jovens de famílias de baixa renda para ingressar, permanecer e crescer no mercado de trabalho no setor de turismo.

O programa surgiu a partir de um projeto piloto desenvolvido com sucesso em Salvador (BA), em parceria com a Fundação Internacional da Juventude, onde foram atendidos quase 600 jovens. Hoje, com o apoio do Ministério do Turismo, ele está sendo implantado em outras quatro cidades brasileiras, com a expectativa de atuar em 11 destinos até julho de 2007, beneficiando mais de 4 mil jovens em todo o país.

Na capital gaúcha, o Trilha Jovem começou a ser desenvolvido em julho, em parceria com a Portal Hotelaria. Em dezembro, os jovens devem começar a participar de estágios em restaurantes, hotéis e agências de viagens da cidade.

"O setor de turismo de Porto Alegre tem uma deficiência muito
grande de profissionais qualificados. O Trilha Jovem vai ajudar a suprir essa carência, pois é um programa bem estruturado que não só capacita os jovens, mas deixa-os motivados e preparados para empreender", afirma Caroline Borges, que atua na inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Já as empresas e os profissionais gaúchos que trabalham com turismo de aventura estão participando do Projeto de Normalização e Certificação em Turismo de Aventura, uma iniciativa do Ministério do Turismo que tem como entidade executora o IH.

O projeto apóia o desenvolvimento de 19 normas técnicas para diversas atividades do setor e que devem contribuir para uma operação mais responsável e segura do turismo de aventura. As normas para condutores de montanhismo, escalada, espeleoturismo, rafting e canionismo , algumas já publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foram desenvolvidas em reuniões realizadas no Rio Grande do Sul, com ampla participação de profissionais gaúchos.

O Movimento Brasil, o Bem Receber, o Trilha Jovem e o Projeto de Normalização e Certificação em Turismo de Aventura serão apresentados durante o Destinations2006.

Representantes de alguns dos 12 destinos onde o Movimento Brasil atua contarão suas experiências em dois painéis sobre desenvolvimento local sustentável. Além disso, durante o Encontro o Movimento Brasil vai promover o 3º Colóquio sobre Cultura Brasileira da Hospitalidade.

O IH também estará representado na Sessão de Pôsteres, com a apresentação de casos concretos relacionados às iniciativas do Trilha Jovem, do Bem Receber, de Turismo de Aventura, do Programa de Certificação em Turismo Sustentável (PCTS), do Movimento Brasil e do Proagência. E os 120 participantes do Trilha Jovem em Porto Alegre assistirão gratuitamente à toda a programação do Encontro.

A equipe do IH também irá trabalhar na capacitação de 15 instrutores, beneficiando 320 profissionais que atuarão nas atividades de receptivo do Destinations2006. A capacitação será realizada por meio da metodologia de Educação Baseada em Competências e envolve também o treinamento básico em inglês e espanhol.

Essa ação do IH pretende promover o desenvolvimento profissional e melhorar o desempenho desses trabalhadores no turismo receptivo ligado a eventos, atividade que Porto Alegre cada vez mais desenvolve, tanto no cenário nacional quanto internacional.

Informações: www.hospitalidade.org.br

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em