ABETA Summit 2012 reúne mercado da vida ao ar livre no Brasil

Esta edição trouxe várias novidades que agradaram o público presente. Entre elas, foco no mercado nacional e realização do evento em um destino de natureza – Socorro (SP).

  
  
Palestrantes do RIA + e o diretor da CURTLO, Fernando Oliveira, se apresentaram no dia 30.

Verde, muito verde e ar puro. Essa foi a primeira impressão de quem chegou a Socorro (SP) no último dia 29 para participar do ABETA Summit 2012 – 9º Encontro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Pela primeira vez o evento foi realizado fora da cidade de São Paulo, em um reconhecido destino de Ecoturismo e Aventura. A mudança de ares agradou os participantes. ”Sempre falamos de Cultura da Vida ao Ar Livre, mas realizávamos o evento em ambientes indoor”, observa o empresário Charles Almeida, da Gato do Mato Expedições – empresa associada à ABETA. “A ABETA mostrou suas habilidades para superar obstáculos, unir regiões e cabeças em prol de seus associados e da cultura da vida ao ar livre, aditivos base de sua essência”, completa.

Para o presidente da ABETA, Douglas Simões, a realização de um evento itinerante traz desafios, mas também recompensas. “A mudança de local sempre gera uma expectativa dos participantes em relação às novidades e é também uma forma especial de apresentar os destinos nacionais ao próprio mercado de ecoturismo e aventura”. Segundo ele, as respostas a essa mudança foram positivas. “Tivemos um bom feedback dos participantes e do próprio destino anfitrião”, afirma.

Quem confirma a posição do anfitrião é o diretor do Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Socorro, Carlos Tavares. De acordo com ele, foi de grande valia ter recebido um evento desta magnitude, com participantes e palestrantes de alto nível. “Foi excelente para o trade local. Posicionar Socorro definitivamente como destino de Turismo de Aventura no cenário do turismo nacional é de grande valia para o destino”. Tavares destaca ainda outro ponto importante: “Para nós, o evento foi autossustentável, pois a maior parte da demanda de serviços e produtos para a sua realização foi adquirida em Socorro - desde a montagem até a alimentação. Aprendemos, ficamos famosos e geramos emprego e renda para nossa comunidade”.

O coordenador da Comissão ABETA Socorro, Charles Gonçalves, reforça: “Foi uma satisfação imensurável tê-los em nosso destino. Realmente este ABETA Summit em Socorro foi um marco para nossa cidade e para o Turismo de Aventura”.

O evento – Realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, o ABETA Summit 2012 reuniu 390 participantes durante três dias de intensa troca. O Congresso Técnico deste ano foi dividido em quatro linhas - Rede de Ideias ABETA (RIA +), Sessões Gerais, II Seminário Estadual de Turismo de Aventura e II Encontro Brasileiro de Turismo em Parques - e contou com 30 palestrantes.

Já o Encontro de Negócios, realizado com apoio do SEBRAE Nacional, teve 21 buyers (compradores) e 33 suppliers (vendedores) totalizando 394 reuniões de negócios. O Espaço Parceiros contou com 15 estandes de patrocinadores e parceiros ABETA, além de receber os almoços do Mato Grosso do Sul e da ABETA, cafés com prosa e o coquetel de abertura oferecido por Socorro. O luau na Aui Mauê reuniu 470 pessoas e teve a primeira apresentação da Adventure Band.

O Dia de Aventura contou com o envolvimento de todas as empresas associadas à ABETA em Socorro e reuniu, ao todo, 88 participantes do evento, que puderam praticar atividades como rafting, tirolesa, arvorismo, cavalgada, etc.

“Foi, realmente, uma troca de experiência e amizade muito bacana! Rever amigos é sempre revigorante: abastece nossa alma de boas energias e nossos corações de alegria. Espero estar presente no próximo para conhecer novas aventuras, novos lugares e estreitar, ainda mais, os laços entre todos os abetanos”, observa a empresária Andréa Reis, da Quadri Company, empresa associada à ABETA.

Próximo ano – Durante a cerimônia de encerramento, uma novidade: o destino Canela (RS) apresentou oficialmente sua candidatura para receber o ABETA Summit 2013. Estiveram presentes os associados ABETA do Rio Grande do Sul, o representante da Secretaria Estadual de Turismo do RS, Alvaro Machado, o representante do Convention & Visitors Bureau da Região das Hortênsias, Régis Stuani, e a representante do SEBRAE RS, Roseli Nascimento.

A coordenadora geral da ABETA, Mariana Godinho, avalia esse interesse de forma muito animadora. “Para nós, ter destinos interessados em sediar o próximo ABETA Summit reflete a importância do evento para o mercado e representa um voto de confiança em nosso trabalho. Já estamos discutindo as diretrizes para o próximo ano e temos certeza de que teremos um Encontro à altura das expectativas dos nossos associados e do trade da vida ao ar livre”, finaliza.

ABETA Summit – O 9º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura recebeu apoio do Prefeitura Municipal de Socorro, do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Sebrae Nacional, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Mato Grosso do Sul, de São Paulo, da Ecotrip, da CURTLO, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), da Adventure Travel Trade Association (ATTA), da IHelp Tec, da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV), da Trio Interativa, da Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE), da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Avisep), da Intelly - ISend, da Aventura & Ação, da Core Brazil, da Go Outside, da Adventure Sports Fair (ASF), da Sunflower Turismo, do Associação Ambientalista Copaíba e da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal.

ABETA Summit 2012 em números:
- 1º ABETA Summit itinerante
- 390 participantes presentes
- 394 reuniões de negócios realizadas pelas empresas de turismo
- 21 buyers nacionais
- 33 suppliers
- 15 estandes de patrocinadores e parceiros
- 30 palestrantes
- 88 participantes no Dia da Aventura
- 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica plantadas

Serviço
ABETA Summit 2012: “Atuando em redes: Compartilhando ideias para multiplicar negócios”
Data: 29 a 31 de outubro
Local: Socorro/SP
Informações: www.abetasummit.com.br

  
  

Publicado por em