ABNT publica mais uma norma técnica

A normalização no turismo de aventura vem ampliando seu escopo, incluindo novas orientações e procedimentos para a prática segura desta modalidade turística. Agora é a vez do turismo fora-de-e

  
  

A normalização no turismo de aventura vem ampliando seu escopo, incluindo novas orientações e procedimentos para a prática segura desta modalidade turística. Agora é a vez do turismo fora-de-estrada, que acaba de ter publicada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, nova norma técnica de regulamentação da atividade. A norma ABNT NBR 15453 inclui o oferecimento de passeios em veículos de tração 4x4 ou bugues, estabelecendo os requisitos relativos à segurança dos clientes e também dos condutores.

A norma do turismo fora-de-estrada estabelece procedimentos relativos a questões como a qualificação e a quantidade de condutores, os equipamentos e os recursos necessários para a operação da atividade e as exigências de segurança e gestão de riscos. Também são contemplados aspectos socioambientais relacionados à mitigação, compensação e conservação dos recursos naturais impactados pela prática, assim como a preparação e melhor orientação ao turista.

Com a ABNT NBR 15453, já são onze as normas publicadas para o turismo de aventura. Outras duas estão em trâmite de publicação e sete encontram-se em desenvolvimento. As normas técnicas na íntegra podem ser adquiridas na ABNT, pelo link www.abnt.org.br.

_____
Fonte: Instituto Hospitalidade

  
  

Publicado por em